Pediu a Deus que lhe mostrasse o que precisava mudar.
Começou a listar coisas que enriqueciam sua vida, pelas quais sentia gratidão. Pessoas que sentia gratidão por tê-las por perto. Coisas da natureza, importantes para ela como o ar, a água, o sol, a cama onde dorme, a comida que a alimenta.
Nesse momento, experimentou uma sensação de liberdade embriagante, e sentindo-se a pessoa mais sortuda do universo, agradeceu a Deus a oportunidade de se resgatar e libertar-se.

*   *   *      
O universo se enamora da gratidão...
Quanto mais grato se for, mais o coração e a compreensão se abrem, valorizando as bênçãos recebidas todos os dias. Assim, se passa a perceber dádivas que não se havia notado, e como se foi protegido e amparado tantas e tantas vezes.  
O sentimento de gratidão liberta. Ao agradecer, o coração descansa, a mente se aquieta e se livra de tantas tensões da vida moderna.  
Ela é a senha que acessa os tesouros da abundância. Faz a vida se expandir e florescer, ou retrair e murchar na ausência dela, tornando as fontes do regozijo cada vez mais secas.  
Como a escritora americana, Melody Beattie, sabiamente, colocou:
“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã”.
(*) Imagem: Google