Yoani




Eu sabia da existência de Yoani Sánchez e de sua luta pela liberdade de expressão. Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.(Voltaire). Aprendi isso muito antes de me interessar por Filosofia, estudando história , tanto para aprender como mais tarde, para ensinar. E se existe uma coisa pela qual lutei foi isso. Lutei mesmo. Falei até ficar rouca e tive junto de mim os meus amigos que também falavam. Com medo, mas com coragem. Achava que ninguém que viveu esse tempo iria conseguir esquecer. Mas teve gente que esqueceu.

Yoani é uma blogueira cubana que trava uma luta solitária na internet contra a ditadura castrista.  Como se pode acessar seu blog, eu nem sei. Mas sei que é muito difícil mantê-lo em funcionamento. Que ela precisa de ajuda externa para isso, sei também. E que é mais lida fora de Cuba do que dentro. Sabia também de sua tentativa de viajar para fora de Cuba e das barreiras que enfrentou. As negativas. Mas agora ela conseguiu. Veio ao Brasil. Será por que permitiram que ela viesse, eu me perguntava. Mas foi fácil descobrir. Afinal, apesar de seu naniquismo e atraso econômico o sonho de Cuba é formar um grande quintal na América Latina. Conseguiu isso com a Venezuela e o Brasil está sendo muito promissor.

Deixaram que ela viesse e contando com a cumplicidade não só de alguns idiotas como até de gente do alto escalão, mandaram também e foi muito bem recebido, um dossiê contra ela. Com acusações muito sérias. Afinal, ela vai a praia e bebe cerveja com amigos.  E gosta de bananas.  E mais, verdadeiro horror! Ela recebeu dinheiro em função do seu blog! Um verdadeiro crime capitalista. (Dinheiro advindo de conceituados prêmios internacionais para pessoas que se destacam como defensoras da liberdade de expressão: Ortega y Gasset/Espanha e Príncipe Claus/Holanda). Agora li que o tal dossiê foi destruído. Como se pudesse destruir sem deixar rastros uma vergonha dessas. Destruído depois de vazado, quando não devia nem ter sido recebido.


Essa é só mais uma leviandade de pessoas ligadas ao PT que se esqueceram de olhar no espelho, não se lembrando mais de quantos foram os brasileiros que tiveram de sair daqui para dizer alguma coisa, em tempo não muito distante. Yoani deveria ser recebida aqui como uma legítima guerreira na luta contra a opressão e o amordaçamento. Mas essa mesma gente que lutava contra o amordaçamento ameaça hoje por amarras nos órgãos da Imprensa. Para defender o Brasil. Vamos dormir com essa piada de mau gosto.