Chico e Bento
Em priscas eras um Papa renunciar ao seu Poder, que vem direto de Deus, não seria de se estranhar. Quem tem um mínimo de conhecimento histórico sabe disso. Mas nos dias de hoje quando alguém mal sobe em um mísero tijolinho e já pensa que é dono do mundo, foi muito estranho. Ele abandonou o seu Poder e o fez publicamente alegando falta de condições de continuar exercendo a sua função de Líder Espiritual do Mundo Cristão.Ponto para ele e eu que nem me lembraria de sua face se tivesse que pensar nele antes da renúncia, coloquei-o em minha lista de pessoas admiráveis.Bento agora está lá, em minha lista do coração, para sempre inesquecível.


Durante todo o processo que antecedeu o Conclave, a única coisa que eu pensava era – tomara que não seja o brasileiro, pois já sendo Deus brasileiro, tendo o Papa também, ficaríamos mais insuportáveis que já somos. Deu até para imaginar certo político fazendo uso disso e jurando ter ligação direta com os dois.
Aí vem o resultado final que saiu com a fumaça branca subindo aos céus do Vaticano e eu não pude deixar de pensar – logo um argentino? Mas, já que Deus é brasileiro, Pelé também, que importância pode ter no frigir dos ovos que o Papa e Maradona sejam argentinos? Ainda estamos ganhando o jogo, pensei.

Disseram que ele foi amigo de Videla, o mais sanguinário e torpe ditador argentino e ainda divulgaram um foto dos dois juntos e rindo. Isso não me aborreceu muito, só um pouquinho, nunca achei que gente nasce pronta, vai se fazendo aos poucos e ele certamente se fez um grande Cardeal, como mostraram as notícias que vieram a seguir.

Escolheu um nome que me é caro porque se existe um Santo que admiro esse é São Francisco de Assis. Além do mais é o nome do meu avô e de seu filho caçula, ambos já vivendo em outra dimensão. É também o nome de meu primo, prefeito em Arantina,que sinceramente espero que honre esse nome precioso para a família. E além de escolher esse nome, disse publicamente que se inspirou nas palavras que seu amigo brasileiro, o Cardeal Claudio Hummes lhe disse, ao ter conhecimento dessa eleição.A candura dele ao dizer isso em público me emocionou muito porque tive uma imagem mágica a respeito – um bando de garotos reunidos para escolher o seu Líder de Classe, entre sussurros e risinhos e foi aí que tive certeza: a escolha foi gerada pelo Espírito Santo, porque o Espírito Divino certamente se apossa muito mais facilmente das mentes inocentes do que da mente calejada de soturnos cardeais impregnadas pelo jogo do Poder. E não sou eu que digo isso por conclusão própria, como já disse, é a História quem conta.


Ele poderia morar em um Palácio, mas ocupava um pequeno apartamento em sua Catedral. Fazia sua própria comida e se locomovia por transporte público. Tinha Poder e não fazia questão de demonstrar isso. Vi uma charge que me tocou, pena que não me lembro do nome do autor. Uma fila esperando o ônibus chegar e ele lá, tranquilamente, esperando também. E nem fazia prerrogativa de seus direitos, pois não estava no começo da fila e sim, no meio.

E finalmente me encantei com foto que mostra Ele indo ao Hotel pagar a conta de sua estadia. Não mandou ninguém embora soubesse que alguém cuidaria disso. Ele foi lá e pagou o que devia.Que sem dúvida foi muito menos que o Hotel ganhará em cima de seu nome ao alugar o apartamento em que o Papa se hospedou, antes de ser Papa.

Bento e Chico. Dois homens que me fazem pensar que ainda existe coisa boa no mundo dos humanos.