Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM BRADO DE ALERTA



UM BRADO DE ALERTA - ANABOLIZANTES E DOPPING
Marcial Salaverry

O culto ao corpo, à imagem, a ânsia de ver o corpo definido, com "tudo em cima", músculos salientes, bíceps salientes, e aquele desejo de atrair as atenções, faz com que esse excesso de vaidade se transforme numa arma letal, que fatalmente irá cobrar um pesado tributo daqueles que buscam meios rápidos e artificiais para o "embelezamento" do corpo.
Isso, aliado ao desejo de fazer um nome, conseguindo resultados esportivos além da real capacidade orgânica do atleta.
Os resultados são conseguidos, mas a que preço?
É verdadeiramente lamentável o que vem ocorrendo no mundo dos esportes. O excesso de competitividade faz com que o velho e surrado lema que sempre se fez presente quando se referia a atletas, ou seja mens sana in corpore sano, não mais esteja sendo usado, sendo substituído por outro lema, ou seja, mens perturbadas in corpore dopadus ou anabolizadus.
É triste, mas é verdade. Na ânsia de obter maior força física, jovens atletas estão cada vez mais iludidos com a possibilidade de resultados fantásticos, e estão usando cada vez mais anabolizantes, sem atentar para o fato de que estão assassinando seus organismos.
O efeito catastrófico que o uso desses produtos produz a médio e longo prazo é impressionante. Será que vale a pena sacrificar-se toda uma vida em benefício de alguns resultados imediatos? Tivemos alguns casos que mostraram bem o que resulta disso. Relembrem Grifith-Joyner, Ben Johnson, entre os mais famosos.
Será, crianças, que a vida vale tão pouco?
O negócio começa nas Academias, onde os jovens, procurando ter um corpo "sarado" e "definido" a curto prazo, não hesitam em lançar mão dos "Megamass" da vida. Para se obter resultados com a musculação é necessário muito tempo de treino constante e vitaminas, além de uma boa alimentação. Recomendo aos pais que fiquem atentos, não permitindo que seus filhos cometam esse tipo de suicídio. Agora, quanto ao doping propriamente dito, é pior ainda, pois o atleta que lança mão de tal recurso para conseguir um bom resultado, merece ser banido do esporte para sempre, pois sempre será um mau exemplo. É imperioso que os exames anti-doping sejam muito mais e melhor empregados. Agora devem ser feitos com critério para que não hajam avaliações precipitadas. Enfim, o mais importante mesmo é conseguir com que os atletas adquiram consciência plena de que o lema mens sana in corpore sano deve ser sempre seguido. Para melhorar resultados, devem sempre treinar com mais dedicação, e procurar uma alimentação adequada. Uma boa sugestão também, seria a proibição de comercialização dos anabolizantes.
Já que se fala em campanha pró-desarmamento, deveria falar-se também numa campanha visando a proibição da fabricação de drogas anabolizantes, que chegam a ser mais letais do que as armas propriamente ditas.
Não podemos, também, nos esquecer de que é uma grave infração às leis esportivas.
Algo precisa ser feito.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/08/2005
Código do texto: T41938
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19843 textos (1961757 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 07:01)
Marcial Salaverry