Crônica XXII - A Mochileira Rebelde

Ana Esther

Foi exatamente no dia 27 de junho de 1989 que a Mochileira Tupiniquim recebeu um presente inesquecível da amiga Hilda que conhecera em Nova York... não, mas esta história não se passa por lá! Agora a Mochileira está visitando a amiga em Salzburg, Áustria, onde a amiga mora e recebe com grande entusiasmo a Mochileira Tupiniquim e ainda de quebra lhe dá esse presente: um passeio pelas cenas de filmagem do famoso filme A Noviça Rebelde!

A excursão saiu do centro de Salzburg com direção aos seus arredores e o curioso é que a maioria dos turistas erade jovens e dentre eles muitas japonesas, muita popularidade para um filme de 1965...e aí a Mochileira delira no Efeito Borboleta. Imaginar que um estúdio nos Estados Unidos resolve fazer um filme na Áustria em 1965, o filme vira sucesso mundial tão grande e por tanto tempo que afeta enlouquecidamente o turismo em Salzburg que passa a atrair mais turistas interessados no tour da Noviça Rebelde do que em Mozart, filho gênio da cidade.No meio disso tudo acaba afetandoentão as andanças da Mochileira Tupiniquim naquele verão de 1989!

Bom, Efeito Borboleta à parte, feliz da vida a Mochileira Tupiniquim curtia embevecida a estonteante beleza das montanhas austríacas num dia lindo de sol. Aquilo é que é montanha. Um cenário espetacular para filme e para a vida real da Mochileira que ficou boquiaberta ao deparar-se com a ‘casa’ da família Von Trapp (filme), o imponente SchlossLeopoldskron (vida real). Infelizmente, não era permitido visitas pois atualmente o palácio é propriedade particular e funciona como um hotel ou pousada...

Sempre seguindo, passaram pelas montanhas da famigerada ‘cena da fuga’ pela montanha Untersberg com a guia se esmerando para explicar tudo em inglês com sotaque austríaco. Foram então aos vilarejos Fuschelsee, St. Gilgen e Mondsee, cada um com suas atrações cinematográficas como a cena do casamento do Barão Von Trapp (Christopher Plummer) com a Maria (Julie Andrews) na igreja em Mondsee... a Mochileira sentiu-se como uma atriz figurante no filme!!!

E naquele enlevo entre ficção e realidade a Mochileira ainda andou de tobogã em Fuchel (nada a ver com a Noviça Rebelde), ganhou de brinde conhecer a casa em que nasceu a mãe do Mozart em St. Gilgen e, ah, passou por Hof onde a canção natalina StileNacht (Noite Feliz) foi composta... sem falar em todos os incríveis ‘detalhes’ que a guia contou na época mas que a Mochileira Tupiniquim já não lembra mais após tantos anos...