CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Espionagem no Brasil? (tenho medo!)

Não sei se os amigos estão sabendo, mas as novas notícias, as que estão estampando mais os noticiários do que a reforma política por debaixo dos panos sem plebiscito, é a da espionagem que o "Tio Sam" vinha realizando, há pelo menos cinco anos, em alguns países da America Latina, principalmente Brasil (1º), seguido da Colômbia (2º) e México (3º). Na época da morte de Hugo Chavez, a Venezuela acabou sendo o alvo principal da espionagem, segundo as informações do jornal "Plim Plim".

Diz o jornal "Plim Plim", que teve acesso aos documentos "top secrets" da espionagem, que o motivo disso era verificar emails e telefonemas dos países, mas não qualquer deles, mas sim, relacionados a assuntos como petróleo, energia, narcotráfico, mercado, FARC, morte de Hugo Chavez e outros assuntos interessantes aos que espionavam. Dois programas especiais foram criados, já que o primeiro, o "prism", não conseguia captar tudo o que desejavam, sendo utilizado, também, o "boundless informant".

Ai vocês podem estar se perguntando: "e o kiko Érikinha?" e eu respondo para vocês: "e até o Kiko ficaria esperto sobre esse assunto, já que o programa prism acessava - ou continua acessando - nada mais e nada menos do que e-mails, conversas online e chamadas de voz de clientes de empresas como Facebook, Google, Microsoft e YouTube" e o segundo programa, acessando o mesmo, de maneira mais ampla, pois nem todas as comunicações o "prism" conseguia acessar.

Ainda assim, vai ter gente dizendo: "e o kiko com isso tudo ainda?" e eu respondo novamente, com um ar meio de teoria do caos: "e o Kiko é que tanto ele quanto eu ou você, poderíamos ter nossos dados vasculhados,  ou será que só eu uso "facebúk", "gugle", "micosof" e "youtubil" ou possui "imei"? Creio que todos aqui acessam um ou todos esses sites e possuem caixas de emails ou realizam conversas online, correto?

Apesar do alvo ser o governo, nada obsta que eles queiram dar uma olhadela no que dizemos, no que fazemos, pois o que achamos ser banal, para eles podem ter alguma importância, tipo naquele filme do Will Smith, "inimigo de estado", sacaram?

Mas, especificamente sobre os estados... o que o "Tio Sam" quer saber de nós, terra tupiniquim sob o domínio de um governo "trabalhador"? E na América Latina, o que eles querem ver? Ou será que eles sabem de algo que nós não sabemos - ou fingimos que não sabemos? Bem, o tom do nosso lindo e amado e salve, salve governo é de que verificará a "suposta" espionagem e, claro, vai querer que esse assunto renda bastante, para direcionar o povo para outros focos. Afinal, tem muita coisa esquisita acontecendo e os protestos foram abafados, ninguém mais quer baderna não é não?

E quanto a espionagem de dados confidenciais de pessoas comuns, bem, pode ser que vocês não estejam preocupados com esse assunto, mas eu sim. Imagina se esse povo decide verificar meu histórico de pessoa humana e cronista amadora, que vive descendo a lenha em quase todo mundo e tentando escrever algo mais "fofys" de vez em quando? Imagina se eles descobrem quem eu sou além dos muros virtuais poéticos desse espaço??? Dano-se! Ai lascou tudo para mim!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Obs.: Sobre a reforma política sem plebiscito: é o que eles já estão falando. Não sou à favor nem de plebiscito e nem de referendo, pois isso daria margem ao que chamam "mini constituição" que daria margem a muitas reformas constitucionais e... parei aqui! (quem quiser pensar além, fique à vontade! Com certeza chegará ao ponto que não vou comentar)

Obs.2: Os países lançam mão de espionagem quando possuem determinadas dúvidas quanto a postura de outros ou quando possuem receio de que algo possa acontecer e esse algo, óbvio, acarretará problemas a todos. Ninguém é espionado porque o outro que espiona não tem o que fazer e decide realizar essa tarefa, movimentando equipamentos, sistemas e gente especializada, além de muito dinheiro para manter todo esse aparato.

Obs.3: Se um dos espiões for tipo um 007 da vida, principalmente quando ele foi interpretado pelo Pearce Brosnan, ai eu até deixo que me espione, que troque uma ideia comigo... - ah, fazer uma social para o sujeito e facilitar o trabalho dele, né pessoas! ;)

Érika L J
Enviado por Érika L J em 09/07/2013
Código do texto: T4379386
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Érika L J
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1428 textos (51478 leituras)
1 áudios (43 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/04/14 05:59)