Cem por cento

Um dia desses encontrei um amigo que há tempos não via. Começamos a conversar sobre coisas do passado e o tempo foi passando. Eu nunca tinha visto o tempo passar tão rápido quanto foi dessa vez. A conversa estava muito boa de fato e quando isso nos acontece não vemos o tempo passar. Num outro dia estive com outro amigo. Um desses caras ocupados e que não tem muito tempo à perder. Nossa conversa foi rápida e falamos sobre o futuro. Os projetos em desenvolvimento, projeções econômicas para os anos vindouros, copa do mundo, olimpíadas e muito sobre o que virá. Notei que o tempo voou, pois o assunto era interessante. Outro dia encontrei comigo mesmo e falamos sobre o presente. A conversa foi bem mais rápida que as anteriores. A todo o momento eu me deslocava entre o passado e o futuro. Tal qual um equilibrista na corda bamba tentava me equilibrar para não cair no abismo do passado ou no vale do futuro.

Será esse o equilíbrio que precisamos para levar uma vida equilibrada? O ontem é um tempo que ficou pra traz, passou. Não há dinheiro no mundo que o traga de volta. As angustias, erros, dores, sofrimentos e até muitas vitórias ficaram lá no passado. Não podemos desfazer qualquer ato praticado nem modificar cada palavra pronunciada. O passado, passou! Do passado guardaremos apenas os conhecimentos adquiridos, nossa história, nossos amores e todas as nossas conquistas. O passado vive apenas em nossas lembranças e por isso mesmo devemos ter controle sobre ele. Podemos definir sobre o que iremos nos lembrar. Afinal somos ou não donos de nossa vida?!

Nessa corda bamba entre o passado e o futuro é o amanhã que deixa muita gente preocupada. Alguns usam más recordações do passado para desacreditar no futuro. Lamentam dizendo para si mesmo: “lembra que deu tudo errado, agora vai ser assim também!” Esquecem que o futuro ainda não existe e que ele é construído a cada dia, a cada minuto, a cada segundo...O sol do amanhã acreditamos que virá. Se o dia será chuvoso ou de sol nossa tecnologia do tempo tem como prever. Se o amanhã virá, realmente, não há como saber. Não somos senhores do tempo, mas somos donos supremos de nossa vida. Devemos assumir cem por cento nosso destino e plantar no hoje o que queremos colher amanhã, apagando de nossas emoções fatos negativos do passado. Note que eu disse apagar das emoções e não das lembranças. Os erros do passado deverão servir de lição nesse constante cultivo do presente visando um futuro de bons frutos.

Pense globalmente e atue localmente. Ao assumir cem por cento de sua vida, você terá mais responsabilidade com seus pensamentos, com suas emoções e com seus atos. Você é responsável pela sua vida e sua estadia neste mundo é “culpa” sua. Assuma seus erros, seus defeitos e, principalmente, suas qualidades. Se o governo não é bom o suficiente pra você, lembre-se que você ajudou a elegê-lo. E o pior, nunca cobrou nada daquele em quem você votou. Também não adianta por a culpa em Deus pois ele não lhe deve nada. Nem satisfação. Você sim, deve muito a ele. Deus não existe para te servir. Você deve servi-lo. Ele é poder supremo e por amor a suas criaturas deu-nos capacidade suficiente para tomarmos conta de nossas vidas. Chega de desculpas! Não viva no ontem e nem sofra com o amanhã. Lembre-se que somente o hoje é real. Seja feliz somente hoje, seja agradável com as pessoas somente hoje, não critique e sim analise e ajude se for possível somente hoje...Não queira mudar as pessoas somente porque não correspondem as suas expectativas. Cada um tem o direito de ser do jeito que é. Crie um foco positivo e constante e deixe a vida seguir seu rumo. Tenha sempre bons dias!

Donizete Romon – Jornalista e Palestrante

Contato: www.facebook.com/petecaeventos