A GRANDE ARTE DE FOFOCAR





"Eu tenho uma grande arte:eu firo,duramente ,aqueles que me
ferem..."
Rubem Fonseca


Todos fazem,todos gostam,todos praticam.Tem coisa melhor que a vida dos outros? Meu pai dizia que é pecado,mas,é divertido.Uma fofocazinha de vez em quando apimenta aqueles tediosos jantares em família ,é muito salutar numa igreja – entre um padrenosso e outro – e,na política,então,nem se fala,ou melhor fala-se a todo momento.
Porque faz sucesso? Porque assim você tem a ilusão de estar vivendo a vida do outro,principalmente se o outro é uma celebridade e você ,o piolho do rabo do cachorro viralata.Então,vamos fofocar!É uma sensação tão agradável,parece que a gente se apodera  da vítima  ,ao mesmo tempo que se vinga  da sociedade madrasta que o transformou numa  “personagem” enquanto lhe deu,no palco da vida,o papel de zé - ninguém.
-Vamos espalhar, logo,essa fofoca pois,amanhã pode ser mentira e não ter mais graça.
Fofoca é o nome engraçado de mexerico,maledicência,fuxico,bisbilhotice,maucaratismo,más línguas  e,muitas vezes,um sinônimo de inveja.- Se não posso ser como ele,vou desmoralizá-lo!
Mas,esse comportamento de lavadeira ,chamado fofoca ,só vai adiante porque, ouvidos semelhantes ao do fofoqueiro se comprazem em ouvir e espalhar.As pessoas ouvem e espalham sem se preocupar em conferir a fonte como fazem os bons jornalistas.
A indústria da fofoca acabaria num piscar d’olhos se o ouvinte chegasse até a vítima e dissesse:
- Olha,estão espalhando esse mexerico sobre você,quero ouvir a sua versão.
Pronto,acabava ai.
No meu caso,pobre e comum mortal que frequenta um mundo de Imortais,mas,que nem por isso deixam de ser vítimas de fofoca,quando demora algum tempo sem que eu  seja atacada virtualmente (porque cara a cara ninguém é besta),ou  ouça alguma fofoca  a meu respeito,belisco-me porque eu posso ter morrido e não me comunicaram;e,como vocês sabem,os mortos são sempre boas pessoas.
A fofoca sempre foi um comportamento da baixa – cultura já que a semi  - morta alta – cultura tem coisas muito mais interessantes a fazer.
-O Millôr dizia:-Olha ali uma fofoca imbecil querendo virar escândalo!
Pois é o que está acontecendo com o Hollande,com a Dilma no caso recente em Portugal e com a Princesa Diana,mas,essa fofoca acabou em mortes de inocentes,portanto é intolerável.
No fundo,não tem nada de interessante ou divertido;é um comportamento de subalternos ,criados que se reuniam para falar mal dos patrões,enquanto estes dormiam nos seus fofos colchões de penas.
É duro de ouvir,é? Mas,é muito verdadeiro!
Não vamos esquecer que os seres humanos são todos iguais,mas,a educação e o berço os separam;todos os bebês são feitos da mesma maneira,diz o Millôr,mas,os” filhos de alguém” são feitos em lençóis de cetim.
E quem nasceu pra Veja nunca chega a The Economist.