NÃO AUTENTICADO* O NÃO IDENTIFICADO

    Aos mecanismos de controle disponíveis pela Administração do Recanto das Letras faculta-se a sua aplicabilidade pelo usuário, convenientemente, a cada caso concreto. 

    Ciente a administração do RL de ser humanamente impossível coibir inevitáveis abusos em meio ao incalculável número de leitores, usuários pagantes, gratuitos e também os não cadastrados, disponibilizou o sistema de filtragem de conteúdo, moderação de comentários e bloqueio de usuário, conforme a situação específica.

    A critério do usuário dispor desse recurso, controverso é aplicá-lo ou não. Se para uns é a constrangedora e inaceitável “censura”, para outros é a necessária, conveniente e legítima precaução. Ponha-se cada qual no seu caso, vítima ou não de atentados diretos ou indiretos por vias oficiais ou clandestinas a que recorrem os maus intencionados nos mais estranhos “perfis”, bizarros pseudônimos e “identificadoras” imagens esdrúxulas. Usuários, assinantes ou não, abusam da facilidade ao cadastro sem rigor à legitimidade dos dados, e se multiplicam em falsos perfis para os fins a que se propõem. Não se culpa a Administração do site por isso. Sabendo dessas mazelas, o RL se isenta disso quando disponibiliza ao usuário as possibilidades de prevenção.

   Mas o usuário estranho ou (supostamente) “não cadastrado*”, este é que é o nó cego no laço de fita envolta num embrulho a ocultar o objeto não identificado. É dele, embora nem sempre, que parte a mensagem bombástica num ato terrorista. Podem ser, de fato, simples leitores não cadastrados, mas também, e com fácil acesso à identificação do IP, usuários cadastrados e até assinantes, ocultos em falsos nomes. Quando não, usando a própria identidade, produzem metáforas lancinantes nos próprios textos ou fazem do espaço de colegas um balcão de "recados" e indiretas. Então, perante estes, como ficam os vulneráveis? Põem-se a defender a “liberdade de expressão” e engolem tudo em nome da “boa convivência”? É para isto que escrevem, comentam e fazem parte do mundo das letras? Por esses, e por havê-los moderado os comentários, perdi respeitáveis leitores e colegas radicalmente opostos a qualquer tipo de moderação. Paciência. Se não foram capazes de compreender a política do site e, por esta razão ou aderindo a intrigas oposicionistas, de mim se afastaram, menos atenção lhes correspondo. Por não dar crédito, não aceito comentário dos não cadastrados, embora saiba que nem todos são suspeitos. Contudo, só comento identificando-me, ou melhor, possibilitando pela minha autenticação a réplica do leitor. Se algum deles persistir inconveniente, o bloqueio. Mas o [não autenticado*] por ser blindado, só um recurso dele nos afasta: impedir-lhe acesso a comentários. Isto não é contravenção, não é censura, mas a medida preventiva e eficaz contra tudo de que eles são capazes.
______
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 29/03/2014
Reeditado em 29/03/2014
Código do texto: T4748419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.