Álbum da Copa já é mania – e polêmica - no Brasil

Álbum da Copa já é mania – e polêmica - no Brasil

“Não consigo completar Japão e Coréia”, diz colecionador

A Copa nem começou, mas o álbum e as figurinhas do torneio já são mania em todo o Brasil. Tem sido muito comum ver pequenos grupos de pessoas, das mais variadas idades, trocando figurinhas. Jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar são os mais buscados e valorizados pelos colecionadores, assim como acontece no mercado da bola.

Enquanto isso, as mulheres dão preferência a detalhes, digamos, extra campo dos jogadores. Ou seja, preferem os bonitões. Assim, Pique, Cristiano Ronaldo e a seleção da Itália são vistos rotineiramente enfeitando portas de guarda-roupas e capas de cadernos. Algo que não acontece com os exemplares que estampam os rostos de Rooney, Ribery e Tevez.

Outra utilidade das figurinhas tem sido participar do famoso jogo de bafo-bafo, quando são empilhadas e alvo de tapas. Aquelas que virarem ganham um novo dono. Infelizmente, a prática já trouxe mais um desfalque para a competição: Valdivia, da seleção chilena, contundiu-se após ser atingido durante uma disputa.

Porém, nem tudo é alegria para os aficionados por figurinhas. Muitos colecionadores estão reclamando que não conseguem completar os times de Japão e Coréia, pois só tiram repetidas. Além disso, há relatos de que um menino encontrou um Pikachu com o uniforme japonês num pacotinho. Ele ficou em choque.

Um outro problema não chega a ser novidade quando se fala de álbum da Copa do Mundo. Seleções como o Brasil contam com jogadores que provavelmente nem estarão no torneio, visto que não jogam nada há alguns anos, casos de Kaká e Robinho, por exemplo. Também causou estranheza o fato de Ibrahimovic aparecer com a camisa da... Bósnia! Representantes da Panini disseram pensar que ninguém saberia mesmo a diferença entre Suécia e Bósnia, logo, colocaram o bonitão no país do Leste Europeu.

Só a título de curiosidade, eis a escalação da seleção do México:

Quico (goleiro); Paola La Usurpadora Bracho (lateral), Sr. Barriga e Nhonho (zagueiros), Paulina La Usurpadora Bracho (lateral); Chapolin Colorado, Cirilo, Jaime Palilo e Godinez (meias); Chaves e Jaiminho Carteiro (atacantes).