Fome, sexo e figurinhas

Mas Copa do Mundo é Copa do Mundo – e vice-versa. Para melhor aproveitar esta edição que acontece justamente no Brasil, eu decidi colecionar o álbum de figurinhas. A última vez que eu fiz isso foi na Copa de 1998, quando eu ainda era criança e as figurinhas ainda não eram adesivas. Naquele tempo eu dependia do dinheiro do meu pai para comprar os envelopinhos. Agora eu já pago as minhas contas, o que significa que posso comprar quantos envelopinhos eu quiser. Mas ainda não estou no nível daquele garoto que gastou mil reais e completou o álbum em oito horas.

Até porque, isso tira toda a graça. O legal é você completar aos poucos e se encontrar com outros marmanjos para trocar as repetidas. Com a ajuda da Internet, esses encontros agora são cada vez mais concorridos. Eu mesmo participei de um no último final de semana, ocasião em que consegui a figurinha do Messi e resisti à tentação de colá-la de cabeça para baixo para dar azar. Ainda não completei nenhuma seleção, com exceção de Portugal, em que basta ter o Cristiano Ronaldo.

Nos últimos dias também saiu muita matéria sobre esse pessoal que coleciona figurinhas, normalmente acompanhadas de comentários raivosos de quem não participa da brincadeira. Para eles, colecionar figurinha é um sinal indefectível de que a pessoa não consegue pegar mulher. Quem acha divertido colar adesivos de homem é porque seguramente não conhece o que é sexo. Também há os que acham que esse dinheiro todo gasto em figurinha poderia contribuir para acabar com a fome no mundo. Há ainda os que acham que ninguém deveria se divertir com nada nesse país enquanto todos os problemas não forem devidamente resolvidos, e que as figurinhas são uma espécie de aval para toda a roubalheira pregressa e futura no Brasil e na Fifa.

Justamente por haver tanta coisa errada nessa Copa e por nos roubarem tanto é que eu não posso permitir que me tirem ainda essas: o prazer de vibrar com o futebol e o de colecionar figurinhas.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 16/04/2014
Reeditado em 16/04/2014
Código do texto: T4771083
Classificação de conteúdo: seguro