Os dentes de Soárez

O que faz o ser humano brutalizar diante dos conflitos e se comportar de forma irracional? Por que será que a imprensa do mundo inteiro não intimidou um ato inusitado como a mordida de Luiz Soárez da Seleção do Uruguai em Giorgio Chiellini da Seleção da Itália? Vivemos em uma sociedade com comportamento imprevisível, com isso, em busca da realização pessoal , muitos atropelam quem atravessa o caminho. Antes o combate era contra um inimigo em potencial, hoje, quem escapa das mordidas? Eis a mídia que não deixa mentir... nem morder!?

Na terça-feira ( 24 de junho/2014) a imprensa nacional explorou um ação bizarra de um jogador uruguaio para interromper a ação do adversário: mordida no ombro. O problema maior é a reincidência do jogador, pois conforme investigação implacável no currículo de Soárez, outros casos ocorreram, punições já foram tomadas e nem isso intimidou o ataque traiçoeiro.

Em busca de audiência que a notícia rendia e continua rendendo, psicólogos, jogadores e comentaristas esportivos foram convidados pelas emissoras de Tv para analisarem o comportamento do agressor. E os diagnósticos se divergiram entre a “tensão do jogo”, “transtorno comportamental” “ problemas na infância”... No entanto, todos concordaram que o jogador Soárez precisa de um acompanhamento médico.

O fato ganhou uma proporção tão grande que coube a Fifa uma tomada rigorosa de posição . O jogador foi suspenso por nove jogos, eliminando com isso, sua participação na Copa do Mundo. Até aí, tudo parecia seguir um script. Porém ao anunciar a punição do jogador e expulsão das locais sob o domínio da entidade, as opiniões se dividiram, causando inquietação em grande parte da mesma imprensa “sedenta” pela justiça. De diferentes formas houve pronunciamentos sobre o ocorrido. Entre as manifestações de solidariedade ao jogador Soárez, encontramos Chiellini, vítima das últimas dentadas, através de uma nota nas redes sociais o mesmo achou rigorosa a pena aplicada ao companheiro.

Talvez, a mordida não tenha doído tanto assim. Parece que a consciência é que está doendo mais com tanta espetacularização da cena, passada e repetida em diversos ângulos e emissoras. Claro que não é normal a atitude do jogador uruguaio, principalmente por ser a terceira vez. Acompanhamento médico para esse tipo de distúrbio é a atitude mais viável, algo já apontado pelos psicólogos.

E se o problema de Soárez é questão para especialista tratar, muito louvável o apoio recebido da torcida uruguaia. Em nenhum momento tirou os méritos do jogador; aplaudiu, agradeceu, homenageou pelas ações boas em campo. O ato feio, deixou para quem estudou sobre o caso resolver. Acredito que nós, brasileiros, temos muito a aprender com essa atitude. Porque costumamos agir por influência da mídia, esquecemos, no entanto, que a mesma que cria os herois, derruba-os.

Com a derrubada da Seleção do Uruguai no último jogo para a Colômbia, surgiu a pergunta: Será que se Soárez estivesse jogando o adversário sairia vitorioso ou ele morderia mais alguém? Não contente com isso, houve um programa esportivo que iniciou com uma enquete entre os comentaristas: “Você já foi mordido em campo?” Seguida de gargalhadas, como se a desgraça de um causasse a felicidade de muitos.

Uma coisa podemos afirmar, diante dos fatos quem mais vem mordendo os telespectadores é a imprensa. Como engolimos sem mastigar! E basta tomarmos como exemplo, o que a mídia faz com o jogador Neymar. Ao descarregar toda a “culpa” ou “honra” ao jogador que precisa trazer essa taça de qualquer forma, esquece que um jogo de futebol é o coletivo que faz a diferença. Não adianta Neymar ser um craque se a bola não chegar até ele. E quando o homem Neymar encontra-se mal, das porradas que ganhou durante todo jogo, pula-se as “porradas” e lembra-se apenas do “não jogou bem”.

Muito pertinente o desabafo do técnico da Seleção Brasileira ao falar do tamanho do joelho de Neymar... Como um grito : _ Ei, parem de morder o garoto, ele é humano! Vocês já observaram como ele está machucado?! Aplausos para o Felipão!

Enquanto não decidirmos o que iremos fazer com o controle remoto que temos em mãos, apreciaremos os capítulos da mesma novela:“ Hoje, herói e ontem, bandido!” com aquele sorrisão inocente exibindo os dentes de Soárez.

Elisabeth Amorim
Enviado por Elisabeth Amorim em 30/06/2014
Reeditado em 01/07/2014
Código do texto: T4864946
Classificação de conteúdo: seguro