“PARAPLEGIA MENTAL”
 
Um senhor caminhava com dificuldades por uma calçada de uma rua quase deserta quando encontra com um rapaz de cadeira de rodas.
Como conhecia o rapaz e não sabia como aquilo havia acontecido se aproximou cambaleante segurando sua muleta.
Hei Thomas, o que houve, porque esta na cadeira de rodas, o rapaz triste disse que nada havia acontecido só não tinha forças nas pernas e que não pretendia conversar sobre o assunto.
Max então se afastou e continuou sua caminhada em direção a seu psicólogo.
Chegando La nitidamente cansado e triste o profissional percebendo sua apatia lhe indagou se algum fato novo havia ocorrido.
Foi então que Max contou do rapaz que viu na cadeira de rodas, seu medico então lhe disse, Thomas é meu cliente e saiu daqui a menos de 20 minutos. Ele não tem nada nas pernas assim como você também não tem nada, ambos são vitimas das próprias circunstancias de suas vidas com seus pais.
Você manca de uma perna direita porque seu pai os deixou na sua infância, pai no contexto psíquico simboliza a razão e você absorveu esta perda e seu cérebro se encarregou de te informar que teus membros direitos iriam ser penalizados. Thomas perdeu seus pais para uma separação litigiosa em que nenhum dos dois quer ficar com os filhos. Ele esta morando com a Avó materna e absorveu esta macula para seu físico. Tenho tratado de você nos últimos meses e tanto você quanto Thomas vão ficar curados em alguns dias. Basta que todo processo psíquico em que estou trabalhando fique concluído para que eu possa colocar em pratica as soluções terapêuticas inerentes a cada um.
Dito isso Max ficou estarrecido ao se lembrar que foi ficando coxo da perna a partir do dia seguinte que seu pai se foi.Seu psicólogo ainda disse mais, esta manifestação é a de menor importância pois somatizou fisicamente e não psicologicamente, existem pessoas que transformam suas vidas em mentiras para esconder uma verdade que as envergonha, que as afronta.Quando é a Mãe a deixar o lar, neste campo da psique o filho pode ficar debilitado dos membros esquerdos e do pai ao contrario, razão e emoção a se digladiar por todo o sempre. Tanto Max quando Thomas ficaram curados em poucos meses pois precisavam também de fisioterapia pois seus membros ficaram atrofiados.
Trouxe este assunto a pauta para tentar mostrar aos jovens casais o quanto podem prejudicar seus filhos com separações egoístas pensando em si próprios e não no bem estar de seus filhos.
Um filho é produto de duas pessoas e quanto um dos dois se ausenta é nítida a involução dos filhos.
Observando ainda o lado psicológico, recente estudo feito em, sanatórios, hospícios e presídios mostram claramente que em pelo menos 78% dos internados tiveram traumas psicológicos por separações de seus pais.Estamos falando que mais de ¾ dos internados nestas instituições, o estão por causa única e exclusiva de separações precipitadas e traumáticas condenando seus filhos a vidas desgraçadas.
Poderia ainda me estender a apelos psicológicos famosos que tiveram consequências trágicas, mas por hoje vou parar por aqui.
Antes de casar, de ter filhos avaliem seu/a companheiro/a se isto é possível pois de problemas o mundo esta cheio. E se por acaso já fez a besteira, aguente firme até seus filhos ficarem independente psicologicamente do casal.
Boa sorte a todos e sobretudo boas decisões.
Opte sempre pelos seus filhos e não por você, se errou pague por seus erros e não condene inocentes por suas trapalhadas diante da vida.
Quem se acovarda diante das decisões difíceis com certeza promove confusões mentais a inocentes!!!
 
(Edson M.R.Paes)