Vou ser uma velha braba!!!

Vou ser uma velha braba!!!

Tenho percebido isso, apesar de estar muito longe ainda de poder ser considerada uma velha de fato, mas o sinais já estão por toda parte no meu cotidiano.

Digo isso porque tenho me lembrado muito nos últimos tempos do meu saudoso pai, um "velho brabo" com orgulho!

Ilustrando melhor o título dele, vou contar um acontecimento que na ocasião me deixou toda sem jeito e morrendo de vergonha.

Certa vez, ao encontrar um grupo de cinco donas de casa paradas no meio dos corredores de um supermercado, batendo um interminável papo e ao mesmo tempo "entupindo" os caminhos com seus carrinhos de compras, ele ficou durante um tempinho esperando, pra ver se alguma delas perceberia que estavam atrapalhando. Quando viu que elas nem sequer mexeram, ele deu um empurrão forte com o carrinho dele contra o aglomerado dos carrinhos delas. Foi um barulho estrondoso e elas tomaram o maior susto! Aí sim, ele falou com um sorriso largo e ao mesmo tempo irônico, que... "gente desocupada e com o dia ganho, ao menos deveria deixar espaço para aqueles que estão tendo o que fazer!"

Num passe de mágica, elas e seus carrinhos sumiram....

Hoje não apenas entendo ele, como sou capaz de fazer exatamente o mesmo!

Quanto mais velha estou ficando, menos paciência tenho com as atitudes inapropriadas alheias.

Pessoas egoístas me irritam e me irritam a cada dia que passa, mais e mais....

Por isso, desde já  aviso aos meus amigos e conhecidos, que a coisa vai ficar feia, porque sou da opinião que ser "fofa e amiguinha" é somente para aqueles que merecem e não para toda a humanidade.

Querer assumir o fato que a gente um dia vai se transformar numa "velha braba" não é nada fácil.

Fiquei por muito tempo relutante. Queria eu no futuro, ser uma velhinha dócil e mansa....mas o mundo conspira contra esse meu desejo! Meu crescente mal humor com o péssimo comportamento dos outros, tende a aumentar automaticamente, independentemente se uso a oportunidade de descarregar o meu descontentamento pra cima de alguém merecedor dessa minha atitude ou se fico que nem aqueles três macacos famosos do "não falei, não vi, não escutei "...

O que é que tenho a perder se eu abraço a "velha braba" que vive dentro de mim?

O que acontece se eu a soltar da coleira da minha educação?

Nada demais!

Os velhos e velhas brabos e ranzinzes do mundo são uma necessidade.

Eles conseguem limitar e frear o comportamento dos outros, principalmente dos mais jovens, cheios de fogo e vaidade....que acreditam que a juventude é um passe livre para ser mal educado e egoísta.

Se todos fossem apenas "fofos e mansos" com o desrespeito alheio, a caixa da Pandora abriria e o mundo viraria um caos.

Uma sociedade é uma engrenagem delicada. O que tiver fora do lugar, atrapalha tudo e para isso não acontecer, precisamos de pessoas assumidamente "brabas" e firmes, que põem as coisas no seu devido lugar.

Quando eu era menina, nenhuma bronca dos meus pais funcionava tão arrebatadora bem quanto aquela do nosso vizinho idoso e ( ao meu ver na época) chato e brabo, que não pensou uma só vez na minha "alma pura e infantil" quando me pegou apertando a campainha dele pra sair correndo em seguida....coisa de criança!

Ele me deu um sermão como nunca antes  tive que aguentar e do qual nunca mais me esqueci.

Quando vejo o comportamento de algumas crianças / adolescentes nas ruas e nos Shoppings, me dá saudade dele e da sua atitude.

Numa sociedade saudável,  ninguém deve pensar "isso não é da minha conta"...problemas sempre sobram para todos e alguém precisa ter a firmeza de mostrar que as coisas não podem ser assim!

Ninguém é obrigado a ficar calado e aguentar.

O velho ditado brasileiro do "Os incomodados que se mudam" é o ditado mais estúpido de todos os tempos, em todo e qualquer sentido.

Não sei qual imbecil o "inventou", mas acho que ele deveria receber um cascudo todas as vezes que algum cidadão mal educado o usa!!

Tenho dito!

NinaMiroca
Enviado por NinaMiroca em 27/07/2014
Código do texto: T4899029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.