DESAFIO DO BALDE DE GELO: O QUE VOCÊ ACHA?

Na última semana as redes sociais foram tomadas por vídeos de pessoas (principalmente famosas) despejando baldes de gelo ou água gelada em suas próprias cabeças. Muitos não entenderam nada. Ontem o Fantástico explicou o que na verdade significa isso. A brincadeira visa uma conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica, uma doença mais conhecida como ELA. Personalidades do mundo inteiro, incluindo Mark Zuckerberg e Gisele Bündchen apareceram em vídeos despejando os baldes de gelo na cabeça. No Brasil não foi diferente, e muitos artistas participaram. A ideia inicial era ser desafiado e, em vinte e quatro horas, doar no mínimo cem dólares para as pesquisas sobre a doença, ou tomar o banho de gelo. Muitos fizeram as duas coisas. Mas em outros casos a coisa acabou se invertendo: muita gente tomou o banho, porém, esqueceu (ou fingiu que esqueceu) do principal objetivo da campanha, que era a doação à causa. Isso gerou polêmica. Outro ponto que foi alvo de discussões e revolta foi quanto à quantidade de água desperdiçada no mundo inteiro, num momento em que se fala tanto em economia do precioso líquido. Xuxa, por exemplo, não só se negou a participar do desafio como também desafiou a quem participou a mostrar seus comprovantes de depósito na conta da campanha contra “essa porcaria de doença” (palavras dela) e a doar qualquer “merrequinha” (também palavras dela).
Só como curiosidade: o jornal New York Times informou que segundo um levantamento deles, cinco milhões de litros de água (quantidade suficiente para cento e vinte mil banhos, mais ou menos) já foram consumidos com a “brincadeira”– que em muitos casos virou apenas uma curtição entre amigos. Outro cálculo do jornal: a quantidade de água desperdiçada equivale a mais de meia polegada de chuva caindo sobre trezentos hectares de terra, ou uma forte chuva de verão encharcando uma grande quantidade de solo. Apesar da polêmica, discussões, aderências e divergências os resultados em prol da causa foram bons: através dela já foram arrecadados quase cinco milhões de dólares.