Ilha de Algodoal

Simplesmente maravilhosa, magnificamente cativante, extraordinariamente indispensável à saúde de quem precisa e ama contemplar a natureza. Hipérbole pleonástica não é suficiente para descrever a beleza dessa pérola cravada no litoral paraense. Eu tive o privilégio de nascer em Belém e passar vários carnavais nessa maravilha. No entanto o melhor mesmo era num fim de semana comum, sem feriado prolongado, sem atropelos e desconfortos. Escolher uma pousadinha pertinho da praia da Princesa, pela manhã devorar um café da manhã cheio de tapiocas, água de coco, melancia e suco de cupuaçu. Depois ir caminhando até a lagoa da princesa, mergulhar no poço de água doce cercado de areia branquinha, voltar e se encantar com o horizonte infinito, sentar numa barraquinha e devagar ir devorando pescadinhas fritas ou siri cozido na água e sal. A noite ... humm... acho que já contei demais.. Vá e veja o que uma ilha dessas pode fazer por você... Dê asas à imaginação e arrisque-se... Como eu! Há! Saudade!!! Rss...

Seu nome é Ilha de Maiandeua, mas os de fora a conhecem por Ilha de Algodoal. Maiandeua tem origem no Tupi e significa “Mãe da Terra”. A ilha é chamada de Algodoal em virtude da abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda, ainda presente na região, cujas sementes, com filetes brancos, são dispersas pela planta e, ao flutuarem ao vento, lembram o algodão. Quem primeiro a apelidou desta forma foram os pescadores que lá chegaram na década de 1920.

PS: Fotos de um amigo apaixonado por este paraíso neste link.

vale a pena ver.

https://www.flickr.com/photos/124702188@N04/

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 29/08/2014
Código do texto: T4941721
Classificação de conteúdo: seguro