COLAR DE PEROLAS

Outro dia comecei a pensar na diferença entre um colar de pérolas verdadeiras e um colar de “pérolas” comprado em uma lojinha de um e noventa e nove.

Tomei o colar de pérolas verdadeiras em minha mão direita e o colar de pérolas de um e noventa e nove na mão esquerda. Fiquei olhando para ambos e procurando as similaridades. Quase nada de diferente encontrei – poucas achei – e estas baseadas nas informações sobre o valor pago por um e outro e a procedência de ambos.

E o mais relevante disso, foi o fato de constatar que só reconheceria o valor de cada um deles, quem de verdade, reconhecesse uma pérola verdadeira – e o preço desta.

Esta análise simples me levou a repensar as palavras de Jesus sobre o fato de se “lançar pérolas aos porcos”.

Quando Jesus proferiu estas palavras, - comunicadas mais tarde pelo evangelista Mateus no capítulo 7, versículo 6, - quis dizer que não se deve dar algo valoroso a quem não reconhece o valor disto, pois quem recebe algo precioso sem saber reconhecer de que se trata irá lançar fora e desprezar, já que não sabe de que se trata.

As palavras de Jesus também podem levar-nos a relacionar tais ensinamentos ao conhecimento que temos buscado para nossa construção como educadores e pesquisadores. Falo sobre o conhecimento advindo dos livros e das pesquisas que temos feito em nossos encontros de estudos.

Aprendo que devemos insistir em nossa busca por conhecimento por meio das leituras e pesquisas que já temos feito, porém, sabendo que, vez ou outra, encontraremos pessoas que não vão reconhecer o valor das pérolas que temos oferecido a elas, justamente por não saberem de onde elas vêm e como são formadas.

Assim sendo, cultive suas pérolas, deixe que elas se formem em seu interior, porque haverá momentos em que você poderá presentear pessoas, que serão abençoadas por você ao receberem um colar de pérolas preciosas.

Vicentina Vasques
Enviado por Vicentina Vasques em 17/09/2014
Código do texto: T4965743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.