AMIGOS E AMIGOS (EC)
 
Vamos tratar o tema baseado na teoria filosófica de Aristóteles, com a ajuda do professor Reimberto Schmitz.

Segundo o professor Schmit, para Aristóteles, a amizade é a mais importante realização da vida dos seres humanos e é   definida como uma relação baseada na simpatia e nas afinidades pessoais que visa o bem do outro e, consequentemente o próprio bem. A amizade envolve confiança mútua para que cada um se mostre do jeito que é sem disfarces e é um sentimento reciproco, uma vez que não é possível ser amigo de alguém que não seja, por sua vez, nosso amigo. Outro fator importante  é que a amizade deve ser vista como uma relação descontinuada, isto é, podemos passar muito tempo sem ver um amigo, mas quando o vemos, é uma alegria, um reencontro sem cobranças pelo tempo que passou. A amizade, também, não é exclusivista, ou seja, podemos ter vários amigos, sem que um roube nada do que damos ao outro. Não há concorrência entre amigos. Há reconhecimento do valor da individualidade única e inconfundível de cada um. Por fim, a amizade não envolve sofrimento, os amigos sentem-se bem na companhia um do outro, é uma relação de afeto do tipo muito especial, que desenvolve no tempo...

PS: Imagino que a conotação dada “ E AMIGOS” sugere o que se costuma convencionar de “amigo da onça”, o que se diz ser  sem nunca ter sido. Por desconhecer o  tipo, faço apenas o registro.

                                 ********************

 
(Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) sobre o tema Amigos e Amigos, outros textos serão encontrados neste link: http://encantodasletras.50webs.com/amigoseamigos.htm )
 
 
 
 
 
 

 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 06/10/2014
Reeditado em 06/10/2014
Código do texto: T4988970
Classificação de conteúdo: seguro