Igualdade

Discriminação racial é definida pelo texto legal como “toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo, ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais” (art. 1º, § 1º). Já desigualdades raciais, por sua vez, é definida como sendo “situações injustificadas de diferenciação de acesso e gozo de bens, serviços e oportunidades, na esfera pública e privada”.

“Todos são iguais perante a lei” assim nos é ensinado, mas a verdade dos fatos é outra.

A verdade é que estamos longe de sermos iguais seja em aspectos legais seja em questões sociais, o que é vendido diariamente pela mídia que nos alimenta e educa os nossos filhos é uma outra realidade, o negro vitimado ao papel de coadjuvante do ator branco, a mulher vitimada pela arrogância e autoridade machista do marido, o gay segregado a classificação de doente por candidatos a presidência do país, o pobre negado ao acesso a cultura e ao lazer.

Impossível pensar a realidade de nosso país sem atentar para as feridas sociais que tanto nos afrontam, a verdade é que só seremos iguais quando aprendermos a respeitar as diferenças sociais, religiosas, culturais e raciais, qualquer coisa diferente disto é repetição aliterada, falha... Medíocre.

Mathos
Enviado por Mathos em 23/10/2014
Código do texto: T5008821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.