Imagem do Google
Sawabona Shikoba = EC
Confesso que o tema de hoje me surpreendeu.
Sawabona Shikoba!
Que será isso?
O Google me respondeu, é claro, e surpreendi-me com o que fiquei sabendo a respeito dessa filosofia de vida tão bonita.
O novo conceito do amor, esse conceito que todos conhecemos, mas que temos facilidade de esquecer quando alguém nos pisa o calo, é aceito e praticado por uma tribo africana que até pode estar aquém de nós em tecnologia, mas que está bem mais além em espiritualidade.
Costume que me chamou a atenção foi o modo como são tratados os infratores.


“Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia”. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas...
que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.

Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.

Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".

 
E então? O que podemos aprender com os africanos?
 
A mim, incomoda a irresponsabilidade com que acusamos as pessoas de coisas que fizeram, que deixaram de fazer ou que ouvimos dizer que fizeram ou não.
 
Será que alguma vez paramos para pensar que estamos lidando com seres humanos, que tem imperfeições e carências, mas que tem também qualidades inatas.
 
Ou acreditamos que Deus deu a nós todas as virtudes e a eles  todos os pecados?
 
Cada vez que falo de política e políticos levo pedrada, mas não faz mal levar mais uma.
 
Vamos olhar nossos políticos com outros olhos.
Vamos. o exemplo dos sábios africanos, procurar neles a Essência Divina que existe em todos nós, valorizando suas qualidades e ajudando-os a superarem seus defeitos, lembrando que são criaturas humanas com imperfeições e dificuldades.

 
Ou será que esperávamos para nos dirigir um Anjo, talvez até um Arcanjo?
 
Votamos naquele que nos pareceu ser o melhor, mas vamos respeitar a escolha da maioria e ajudá-lo, na medida de nossas possibilidades, na construção de um Brasil cada vez melhor.
 
Quem sabe um dia chegaremos à elevação espiritual dos africanos que praticam a Sawabona Shikoba!
 
* * * 
Caso tenha ficado curioso (a) em saber SAWABONA, é um cumprimento usado no sul da África quer dizer
EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM". 
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA que é "ENTÃO EU EXISTO PRA VOCÊ". 

 

 * * *
1029375.gif
Este texto faz parte do Exercício Criativo -
Sawabona Shikoba
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/sawabonashikoba.htm

 

 
Maith
Enviado por Maith em 03/11/2014
Código do texto: T5021493
Classificação de conteúdo: seguro