UM TERRORISMO PUBLICITÁRIO NECESSÁRIO

Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2014

UM TERRORISMO PUBLICITÁRIO NECESSÁRIO

O Governo Federal, na área do Ministério do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, TST, vem veiculando propaganda institucional, fazendo apelo mais que dramático, e até diríamos explorativo, nas mensagens que veicula nelas.

Podemos dizer que, até, anda pegando muito embaixo, que é um jargão famoso nas lutas de boxes que são realizadas por aí, quando faz uso de cenas chocantes (nos diálogos dos personagens delas), gerando uma certa agressividade nas mesmas.

Pelo menos em duas delas, certos personagens dizem, por exemplo, que se acidentarão no trabalho, perdendo olho ou a mão, em acidentes que ocorrerão com eles no decorrer da jornada diária de trabalho.

Para quem atua (ou atuou) nessa área de Pessoal, que hoje é chamada de Recursos Humanos, (RH), (e este autor assim o fez por dezessete anos), sabe muito bem do rigor que se tem que ter para controlar os procedimentos de um empregado numa empresa. Principalmente em certas áreas e/ou profissões, haja vista que a displicência e a negligência, são fatores intrínsecos a esse mister, por parte de uma grande parte dos trabalhadores brasileiros.

Óbvio é que se está partindo para a generalidade. E não há outro modo. Isto porque sabe-se muito bem que existem pessoas conscientes do dever a ser cumprido. Mas são em menor quantidade do que aquelas que não observam rigorosamente as normas de segurança profissional. Tanto é que, a partir de certa data, foram criadas as Comissões Internas de Prevenções de Acidentes, CIPAs.

Daí que, com essa campanha ora em publicidade, o Governo busca chamar a atenção de todos os trabalhadores no serviço, visando, exclusivamente, se não acabar, pelo menos diminuir a níveis baixíssimos a ocorrência de acidentes profissionais durante a jornada de trabalho do empregado brasileiro.

E para isso está usando de uma exploração mental e psicológica a todos os que estão em serviço no país. E até, de certo modo, aterrorizante, repita-se. E convenhamos: É necessário se usar e/ou empregar de todos os recursos para alcançar um resultado positivo nessa área.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 21/11/2014
Reeditado em 21/11/2014
Código do texto: T5043244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.