FÁBRICA DO TEMPO

2014: Um produto quase pronto na esteira. Mais um pacote de passados vai para a prateleira. São kits da história encaixotados em meses, dias e horas. Uma fornada de ocorridos que agora vão compor nossa biografia. A empilhadeira do tempo estende ansiosamente seus gigantes garfos para estocar 365 itens embalados cuidadosamente entrelaçados e protegidos nas espumas da memória, que finalmente, encontrarão seu lugar no armazém da existência.

Na caixa estão as marcas: “CUIDADO ao recordar” e “FRÁGIL lembrança”, uma seta vermelha no ponto mais alto da caixa indica: “ESSE LADO da vida PARA CIMA”, trazem as recomendações de manuseio.

A vida, mais que uma fábrica de passados é uma arquiteta de futuros. O passado é o subproduto da tarefa de manufaturar o futuro. É o resíduo da produção da história. É a borra que nunca se perde. Tem o seu valor e será requisitada de vez em quando. Um espelho retrovisor que nos ajudará a tomar decisões. Assim, fechemos o caixão, 2014 é passado.

2014 nos fez ser passados, “na casca do alho”, operários do amanhã, temperados e preparados para construir um mundo melhor. 2014 existiu, somos o pai da criança, 2015 ainda não existe, mas o faremos realidade. 2014 é um pacote cheio de realizações, algumas frustrantes e outras arrebatadoras. 2015 é um vazio de fatos, mas de pleno direito de sonhos e de esperança. 2015 é o projeto na prancheta, rascunho de expectativas, maquete de desejos, planos de felicidades. Cabe a nós executá-los. Artesãos da história, mãos à obra!

E quando 2015 ficar pronto e for encaixotado, que ele guarde na prateleira melhores frutos que 2014 – sem desmerecê-lo – e nos exorte para o próximo.

Feliz ano novo.