CORRENDO ATRÁS DA BOLA - A Grama é o Limite?

* Sou fã de carteirinha de Rui Castro e (não duvido) acho que sou um de seus primeiros leitores, quando ele começou a aparecer. Sempre escreveu sem frescuras, sem aquele ranço, bolor; que vai juntando ao passar do tempo. É um homem deste tempo. Por isso peguei uns ingredientes daqui e dali: meus próprios; alguns chistes de Chico Anízio, Luiz Noriega pai, Adoniran, do Grande Osmar Santos - o maior locutor em precisão descritiva de futebol de rádio no Brasil (Ripa na Chulipa e... Pimba na Gorduchinha...eeeee..Gool; e então fiz esta omelete “ à moda da casa ”. – rsrs.


Somos uns bípedes omnívoros, cuja maior paixão desde que nascemos é um brinquedo tão sem graça, que não tem orelha para a gente puxar, não tem focinho para a gente morder, não tem mãozinhas nem perninhas, para fazer “dandá”. Também não tem boquinha para fazer “papá.”

“Uááááá!! Não tem onde segulá esta toisa...”

E... se a gente joga no chão ela pula e volta “na minha talinha e massuca o nalizinho” Uááááá!!...”

O que é o que é...??
-Pois é...!! Essa coisa que damos para nossos filhos mesmo sem antes eles falarem “papá ou mamã” – chama-se BOLA. E não importa se é menininha, o pai vem com ela escondida da mamãe, estampada nela aquele escudo enorme do seu time. Só para mostrar para os amigos que o pimpolho é “É NÓIS GALERA!

Bípedes, nascemos assim para dar mais certo o JOGO, se fôssemos quadrúpedes, em uma falta, o juiz que deveria ser um centauro teria o maior problema em saber qual perna foi atingida, e se o coice foi intencional ou acidente de serviço. E gol de coice então... Que máximo! O duro era quando metade de dois times resolviam parar no intervalinho para tomar lanche: comer a grama do campo...

Brincadeiras à parte e voltando às piadas sérias, nós os bípedes (brasileiros - ressalte-se - e uniformizados com o 10 nas costas) pegamos as maiores bolas divididas (com pé alto e tudo), tanto fora (principalmente e quase sempre) quanto dentro do campo. Pior que dessas divididas nem sempre saímos andando, quase sempre de maca, das antigas de lona), ou andando mesmo; não essa moleza de agora de carrinho elétrico.

Para a imensa maioria desse povo (torcedor, na expressão da palavra, porque torce o que dá até ficar roxo e enfartar), tudo porque uma derrota nem pensar. Se não irão com seu time de medalhões ilustrar a famigerada Divisão (ou Série) “B” ( é isso aí: é uma B... mesmo). Tem cara, que desmaia na frente do filho, que fica abanando com a gloriosa camiseta do clube do coração, só porque o time perdeu de 7x1, mas não foi rebaixado. É a Gloria meu!! Está de ótimo tamanho. E o empate então para não cair? É mais que campeonato do mundo.

É... Gente! Fazemos piadas, paródias, analogias, paráfrases, para amenizar as derrotas que realmente – não adianta campo cheio recorde de renda, festa etc. A cartolagem faz suas terríveis mutretas. Pior, eu era criancinha e já existiam as tais de malas pretas, e como tudo evolui, a corrupção ganhou novas performances em todos os campos (de futebol) e diversos. E o povo (torcedor) continua indo em massa aos Estádios, como se não existisse esse fenômeno. NÃO ACREDITAM naquilo que se descortina DIANTE DE SEUS OLHOS, que já não é nem cair para a Série B, e disputar campeonato com o ÍBIS Grêmio Esp., lá em Olinda no nordeste, considerado pelo Book Guines, como o pior time do mundo, há mais de setenta anos de fundação. Nunca venceu um torneio e não se tem noticia de vitórias também. É o único time no mundo que sobrevive de derrotas. Pior que tem campo para 20.000 pessoas, tem sócios e fãs clubes. Seu escudo é uma Íbis, ave que nunca voou e sua mascote é uma galinha de despacho depenada. Tudo verdade. Vejam na internet.


Qualquer semelhança ou analogia com quaisquer tipos de corruptos e corruptores bem vivos em Liechteistein, Mônaco, Suiça ou Dubai, não é mera coincidência.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 27/01/2015
Reeditado em 27/01/2015
Código do texto: T5115552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.