LEMBRANÇA DE FÉRIAS I

Num daqueles dias de calor infernal, se é que existe inferno e se é quente como dizem, do mês de janeiro 2015 fomos passear no litoral.

Com pouco mais de uma hora de estrada estávamos em Santos, de frente para o mar, mas o nosso roteiro devia começar por São Vicente e, em ônibus urbano, fomos passear no teleférico da cidade.

São mais de seiscentos metros de percurso em subida íngreme sobre remanescente de Mata Atlântica, devidamente alterada e cheia de trilhas sinuosas.

Lá em cima, no mirante, de onde se projetam no vazio os praticantes de voo livre, temos a belíssima visão da Baia de Santos, com suas ilhotas e navios aos montes, chegando, saindo, sendo manobrados cumprindo a faina diária do porto mais movimentado da América Latina.

Descemos e já no calçadão de Santos, andando por calçadas ajardinadas apreciamos a beleza do mar e o desfile de prédios inclinados.

Depois da peixada, com direito à cerveja preta, fizemos a travessia da balsa Santos-Guarujá para a visita anual que fazemos à nossa amiga poetisa Esther Ribeiro Gomes, que por ser também excelente quituteira, estava nos esperando com um magnífico lanche gelado.

Apreciamos seu jardim sempre florido e jogamos conversa fora até a hora de voltarmos para casa, com direito a assistir na esplanada da estação rodoviária, ao dourado por do sol.

Cansados e felizes, voltamos para casa...