O Rio e sua Carioquice

A carioquice é uma condição de: deixe-me viver a minha vida e procure viver a sua na intensidade que lhe couber. A tão falada carioquice, não é inerente apenas a quem nasce na cidade do Rio de Janeiro, mas a todos os que residem ou adentram as suas portas, para tão somente, curtir as belezas desta cidade para lá de maravilhosa.
Para ter essa condição, basta chegar à cidade carioca de São Sebastião do Rio de Janeiro e assumir a sua. Há carioquice para todos os gostos, para todas as raças que adentrem a nossa belíssima cidade.
Ser carioca é além de tudo ter a alma impregnada de carioquice, é desprezar os preconceitos, é acolher a todos, é ser livre para viver a vida como se bem queira.
Ser carioca e ter carioquice são: conhecer a Lapa, o bairro da Urca com o Pão de Açúcar e a sua praia; Copacabana e seu Forte; subir ao Corcovado e curtir o belíssimo visual; conhecer a Vista Chinesa, a floresta da Tijuca; visitar a Quinta da Boa Vista e o Maracanã; assistir ao por do sol no Arpoador e bater palmas; conhecer os monumentos arquitetônicos do Mestre Oscar Niemeyer; deslumbra-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas, com o Jardim Botânico e com toda a orla que a acompanha.
Assim como, curtir os botecos num giro gastronômico, seus quiosques, e os ambulantes nas praias, com os seus mates, limonadas e os carioquíssimos biscoitos de polvilho. A tudo isto eu chamo de carioquice adquirida, por todos os que habitam ou visitam a cidade maravilhosa, que completa seus 450 anos de existência bem vivida.
Viva a cidade do Rio de Janeiro, “a Maravilhosa”; aos cariocas e as suas carioquices.

Feitosa dos Santos
Rio de Janeiro,
01 de março de 2015,
Aniversário de 450 anos.