QUÉIS MIO, NÊGO?

Falam que o sertão pernambucano é lugar de cabra macho e que todo sertanejo lava cm sangue a sua honra. De certa forma pode ter sido uma verdade, uma tradição, um costume no tempo do ronca. Ainda deve persistir alguns raros exemplares dessa cultura. Mas a verdade é que a moda, rincipalmente a tevê, desmoralizou essa tradição, a cultura do "lavou tá novo" já alcançou o sertão dos hoens sérios e das mulheres trabalhadoras como cantava Gonzagão. A aldeia é global. Juro.

Mas mesmo antes, havia causos de infidelidade conjugal, ou seja, de esposas que mijavam fora do caco era o termo que se usava) e os maridões não faziam absolutamente nada, aceitavam essas puladas de cerca numa boa, levavam a coisa como dissem hoje os modernos com fairplay. Lá no meu sertão, exatamente em Arcoverde, havia um sujeito boa praça, pacato, querido por todos, um cara direito, mas corno que doía, completamente conformado. E sobre ele havia várias piadas e ele nem ligava.. Um causo era sempre lembrado. Certo dia ele chegou mais cedo em casa, precisou ir buscar um documento, vinha comendo uma espiga de milho assassa, entrou em casa e foi discretamente ao quarto onde estava o tal documento, lá encontrou a esposa naquela posição degaleto assado e um sujeito se divertindo com ela, quando o urso deu pela chegada do esposo "traído", se assustou, mas o conformado riu e apenas lhe disse mostrando a espiga de milho: 'Quéis mio, nego?". Pegou o documento e deu no pé. A esposa riu e continuou na posião de galeto assado, apesar do susto dizem que o urso não brochou.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/05/2015
Código do texto: T5257553
Classificação de conteúdo: seguro