A atração pelo oposto
 
Nas aulas de Física aprendemos que os polos opostos se atraem e os iguais se repelem( no caso do ímã), mas na vida , nos relacionamentos humanos o que ocorre é de fato a atração pelo o oposto? Vamos analisar o tema.

Uma pessoa tímida e reservada que tenha dificuldades em se expressar e demonstrar publicamente suas habilidades, intenções e sentimentos, sentir-se-à mais atraída por outra que inspire segurança e firmeza em em atitudes até mais prosaicas. Ou uma pessoa mais focada, mais centrada, terá a mesma sensação ao se deparar com alguém mais impulsivo, que toma atitudes sem muito pensar. O relacionamento entre essas pessoas de comportamentos opostos será profícuo? Resposta: Talvez, e digo, talvez, baseada em um detalhe imprescindível, a auto-estima dos envolvidos.

Quando sentimos atração pelo o oposto é uma dificuldade que temos de nos aceitar de jeito que somos e queremos desesperadamente encontrar em nós aquilo que vemos nos outros.Se estamos desanimados e deprimidos com auto-estima baixa, então buscaremos a diferença para tentar preencher ou completar algo que falta em nós.Posso deixar como exemplo, eu mesma, gosto muito do trabalho do cantor Bono Vox, acredito que o carisma dele, aliado ao talento nato para encarar multidões e o altruísmo fazem dele uma pessoa diferenciada, e digo isso, sabendo que possuo a preocupação com o próximo, mas não tenho carisma e nem facilidade de falar em público, conclusão, admiro aquilo que sei que possuo e outras características que sei que não tenho, mas me atrai. Nessa linha estou certa que as diferenças são atrativas partindo do princípio que elas te mostram o outro lado, aquilo que não conseguimos enxergar em nós, ou mesmo aquilo , que não temos.

Durante o dia- a- dia as diferenças farão com que travemos uma batalha constante, essa guerra é interna, pois à medida que vamos tendo contato com o outro, fica difícil aceitar alguns tipos de atitudes que por vezes achávamos interessantes. Um almoço com amigos pode se transformar em um tormento se uma pessoa tímida e outra extrovertida estão juntas, um sabe com ser alegre e domina a situação o outro sente-se deslocado e fica constrangido com algumas brincadeiras.Surgirão deste relacionamento arestas, que deverão ser aparadas, mas no relacionamento humano, tudo é delicado, você não pode se anular e também não pode exigir mudança do outro, ninguém muda.Ou aceita-se ou termina.

O relacionamento de oposto baseia-se em tirar proveito daquilo que admiramos e sempre com respeito a entender o outro em seu comportamento, pois somos singulares. Ora se sou focada e mais centrada no quesito finanças, por exemplo,cabe a mim puxar para a realidade o parceiro, pois uma atitude impulsiva pode comprometer a vida financeira da família e causar vários transtornos.
As pessoas de características opostas se atraem sim, e vivem um conto de fadas somente em novelas, livros e filmes do gênero, na vida real a atração ocorre mas traz junto o desgaste, se não soubermos conviver com o parceiro.

A falta de diálogo e a constante cobrança por mudanças é o que agrava o convívio, sempre que entramos em um relacionamento, seja ele de amizade, emprego, sexual,afetivo em todas as nuances,é necessário cuidarmos de nossa auto-estima e avaliar o que buscamos neste tipo de relação. SE a procura é de algo que nos complete e isto nos torna melhores invista nele, se procuramos algo que admiramos mas não conseguimos conviver com a diferença, desista, não vale a pena insistir, porque o desgaste afetivo será muito grande.

Os opostos sempre serão atraentes mas para se conviver diariamente é necessário semelhanças em pontos de vistas, no modo de encarar a vida.Isto torna a relação mais prática e duradoura.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 28/05/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5257842
Classificação de conteúdo: seguro