Maioridade penal

Sobre a maioridade penal, acho tudo lamentável!

A solução momentânea foi a redução. Ótimo! Digamos que tudo seja aprovado no Senado e sancionado pela Presidente. Democraticamente respeitamos as leis! Creio mesmo até que se necessite uma medida imediata para estancar a delinquência dos menores, muitas vezes servindo de instrumentos aos marginais adultos, em destaque o tráfico de drogas e armas.

Mas, e as causas desse enorme desajuste social quando será que serão devidamente discutidas e atacadas? Apenas se prende e "passa" o problema para o judiciário e sua tradicional ineficiência burocrática no trânsito dos processos e investimentos nas questões prisionais sabidamente deficitárias.

Não se trata aqui de defesa de menores, mas de uma cobrança de outras ações que possam trazer ainda tranquilidade para a população.

Bem sabemos que o executivo trata das coisas de forma imediatista: uma vez "afastado" um problema, esquecem-se de que a solução definitiva não foi sequer debatida. Quais as ações que teremos para combate ao crime, que hoje condena jovens a desaparecerem antes dos 25 anos?

Efetivamente, com a mudança ora em trânsito, o que esperamos de resultado?

Os injustiçados e vítimas da delinquência clamam por justiça, entre eles a própria polícia, diariamente enterrando seus soldados. Existe aplauso quando se matam bandidos. A população volta a se armar. Soluções paliativas e popularescas surgem. Não me excluo: também, por vezes, tenho ímpetos de matar, fazer justiça com as próprias mãos num "olho por olho, dente por dente". Mas a coragem de enfrentarmos os problemas, de forma cabal e dura não aparece. e vamos nos tornando mais violentos e, curiosamente, dizemos que queremos a paz.

A hipocrisia da sociedade se manifesta tanto nas leis que criam quanto na falta de investimentos para que a população seja melhor servida pelo poder público. Entendo a radicalização e o escândalo social pelos crimes do cotidiano, não só dos menores, mas principalmente pelos exemplos daqueles que deveriam se preocupar com o avanço do país, mas que se ocupam em cometer crimes ainda piores. A hipocrisia se manifesta também quando delegamos nosso destino elegendo os maus para nos representar e criar as leis às quais nos subordinamos, e se omitirem quando lhes é conveniente.

A hipocrisia está em aceitarmos, por exemplo, a construção de caríssimos estádios superfaturados, hoje elefantes brancos que não auto sustentam, e nada ser investido no preparo das Forças Armadas e na Polícia Federal, para o controle de nossas fronteiras, por onde entram drogas e armas, alimentando a delinquência patrocinada pelo consumo de entorpecentes da classe média.

O país em geral está carente de justiça, segurança, saúde, transporte e educação, mas principalmente de bons costumes, honradez, polidez, bom caráter, enfim, carente dos melhores valores que elevam a moral da sociedade! Isso se reflete hoje nas ruas, na escola, no comércio, nas repartições públicas, nas câmaras, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Federal, no Senado, na Presidência da República e seu séquito de Ministros, secretários e em toda estrutura social do país!

Todos somos vítimas em todos os cantos onde se precisa fazer alguma coisa. Temos a "Lei de Gerson" à qual também nos subordinamos. Somos enganados, e também enganamos os outros nos preços, nos pesos e medidas, no troco do dia-a-dia, na qualidade dos produtos, na quantidade, na emissão fiscal, na sonegação, na omissão, nos remédios, nos impostos injustos, nos trabalhos das Agências Reguladoras que deveriam fiscalizar e criar condições para que a iniciativa privada possa melhor ocupar os espaços do poder público, um eterno ineficiente e incompetente.

Enquanto o cidadão se apequena diante das vicissitudes, esconde-se para que não seja vítima, inverte-se na sensação de fruir da liberdade, avolumam-se os casos de crimes em toda a estrutura social.

Sinal do apodrecimento dos melhores valores, que se refletem nos eleitos e no que fazem com o poder nas mãos. A reação em primeiro momento é criar punição, mas esquecem-se de que é mais um paliativo. Faz com que se calem os injustiçados, mesmo que por período sabidamente pequeno, e se esqueçam de mais uma vez de combater as raízes dos problemas que agridem a sociedade de forma geral. Empurram para frente mais uma vez os problemas, que vão avolumando-se, já que não tem sua base atacada.

É mais uma vez a hipocrisia e covardia dos nossos representantes diante das oportunidades de "mostrarem trabalho", quando antes deveriam ter atuado como verdadeiros representantes do povo em prol de fazer surgir uma nação digna dos seus cidadãos de bem. Estes, por sua vez, querem apenas viver em paz e de bem com todos, realizar seu trabalho e sonhos de ver um país melhor. Enquanto isso, convivemos com uma batalha constante, que mata mais que muitas guerras mundo afora. Todos somos vítimas e nos omitimos quando se trata de nossos próprios interesses, muitas vezes "dando uma de avestruz"...

Deus salve o Brasil!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 02/07/2015
Reeditado em 02/07/2015
Código do texto: T5297056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.