A VIDA É SIMPLES

Jesus devia ser um homem muito simples, porque até as crianças o entendiam e queriam está com Ele.

Então, se Deus era simples, enquanto morou entre nós, imagina este ser mortal e imperfeitíssimo querer ser sofisticado?

A poeta Lorena Alysson me pergunta porque repetidas vezes eu fotografo e posto as plantas da minha casa e as árvores da minha rua. Pode ser uma impulsão, pode ser uma releitura de "A casa e a rua", de Roberto da Matta, pode ser uma tentativa de ampliar espaços, ou de demonstrar que conservo uma árvore na calçada e duas no jardim, não sei direito. Eu só sei que ostentação não é, porque besta é quem ostenta com as coisas de Deus!

Não nego que sou um homem afortunado! Moro perto da avenida e perto da Mata do Buraquinho e tenho árvores numa espécie de alameda na frente da casa e uma mulher poeta, que pinta de natureza a casa da gente...

Eu não sou unidirecional. É claro que gosto da 9ª Sinfonia de Beethoven, de Shakespeare, de Kant, de Eça de Queiroz, mas os meus sentidos se acostumaram à musicalidade do Cordel, à genialidade de Alceu Valença, aos cânticos de Zé da Luz, ao cheiro do bagaço da cana nas construções de José Lins do Rego, de José Américo de Almeida, aos murmúrios dos regatos, das cascatas, ao barulho da feira de Itabaiana, aos aboios, às pelejas dos cantadores, ao sabor amargo da erva mate, ao grito de João Cabral de Melo Neto, à brasilidade de Ariano Suassuna, aos falares de Guimarães Rosa, ao cheiro das mulheres do Brasil, à raça brasileira, que se tivesse consciência da sua beleza, deixaria a mesquinhez do racismo e passaria a viver se beijando nas praças, nos coretos e nos pomares.

E gosto, gosto demasiadamente da poesia de Deus! Dessa chuva que dá um viço tremendo às plantas, que umedece o coração dos poetas e que faz os rios cantarem sem se cansar. E adoro a Sua poesia literal, quando através de um vaso Ele diz:

"Para onde foi o teu amado

Ó mais formosa entre as mulheres?

Que rumo tomou o teu amado?

E o buscaremos contigo

O meu amado desceu ao seu jardim

Aos canteiros de bálsamo

Para pastorear nos jardins

E colher os lírios

Eu sou do meu amado

E o meu amado é meu

Ele pastoreia entre os lírios"