A via crucis do certinho

Nunca fui defensor dos irresponsáveis e nem dos seus malfeitos. Mas, por outro lado, sempre compreendi as fraquezas humanas, até porque sou fraco e humano. Nunca quis ser tampa de Crush.

Admito que existam os certinhos, aqueles que vivem se policiando diuturnamente para não cometer nenum deslize, nenhuma fraqueza, nenhuma farrapada. É uima veradeira via crucis. Um esforço tremendo. Em vários fronts, não apenas no quesito honestidade, mas até no amor, e na vida em comum com as outras pessoas. O cara tem que provar em tempo integral que é certinho, bambambã, cidadão completo.

E, no entanto, esses que se dizem paladinos da moralidade e da sociedade nunca são felizes. É difícil vê-los rir, nãocontam uma piada, nao se divertem, porqwue temem cometer uma infração. Pensam: "E se eu prevaricar?". Usam essa palavra horrível.

Como deve ser charto ser certinho! Deve ser uma vida infeliz. Não se pode extravasar o que se sente, curtir emoções, ceder um tiquinho às tentações, luoras ou morenas,sem distinção de raças, credos, ideologias. E nem se pode tomar umas e outras. Não se pode fazer uma besteira, e, às vezes, como é gostoso se fazer uma besteira. Faz parte doshow da vida.

Sei não.mas quando vejo alguém certinho demais, eu recordo do que dizia auma velha do sertão: "Esse sujeito dá o bote e esconde as unhas". Ela deve ter razão, muito cara metido a certinho é, por debaioxo dos panos, um tremento santinhodio pau ôco.

No mais, a gente deve mesmo é ser normal, procurar ser correto mas sem exagero e, de vez em quando, cair na gandaia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/11/2015
Código do texto: T5464006
Classificação de conteúdo: seguro