Alma

Estranha e arretada é a alma humana. Ela não é só contraditória. Ela é também do contra. Sempre nos supreende, nos induzindo a fazer aquilo que as convenções nos proibem. A nossa alma tem rasgos de humor, seus momentos moleques, mania de rebeldia. Ela nos desmente inesperadamente nas ocasiões digamos, quase solenes, onde todos esperariam que tivéssemos uma posiçãio x, e ela nos faz tomar outra completamente diferente , não raro a picilone, a escrachada.

Mas estranho ainda - o que me fascina - é que a alma é rival da razão. Ela não dá a mínima para a madame razão, prefere viver de coluio com o coração, aquele que desdenha da razão.

Uma pergunta não pode calar: isso é bom ou é ruim? Para os circunspectos, metidos a pilares da sociedade, catões, palmatórias do mundo, éruim paca, acham até imoral. Mas para mim que sou simpático à gandaia, curto adoidado o humor e me lixo para essa besteirada de etiquetas e formalidades, a lama é arretadíssima porque rasga a fantasia da caretice, faz com que cometamos gafes hilárias, ousadias e fraquezas. A alma nos humaniza, nos faz cometer deslizes gostosos. Ah, as doideiras, ousadias, gafes, molecagens deliciosas.Adoro até cometer as cafonices induzidas pela alma, acho que não cafonices mas anticafonices, cafonas são os certinhos, os sem-alma, os metidos a cosmopolitas de araque e educados de marré-deci.

A alma que me mete medo é a do outro mundo, desta corro léguas, me cago de medo só de ouvir falar nela. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/11/2015
Código do texto: T5464267
Classificação de conteúdo: seguro