Mega Vó 14 - Velhinha Peralta

Ana Esther

Ana Brasilis fazia a cobertura fotográfica sobre a produção de ostras na praia do Ribeirão da Ilha quando percebeu um pedido de socorro especial... Sem hesitar, ela afastou-se dos colegas e com sua Bengala Mágica transformou-se na super-heroína mais fofa que já se viu: a Mega Vó!

Foi de um salão de festas na praia de Canasvieiras que vinha o pedido angustiado. A Mega Vó chegou voando e aterrissou bem pertinho de uma velhinha em apuros. Não é que ela estava em pânico empoleirada em cima de uma cadeira que estava em cima de uma mesa?! A Mega Vó, com a ajuda da Bengala Mágica, conseguiu convencer a velhinha a voar com ela de volta para o chão. As colegas dela olhavam tudo muito espantadas.

“Minhas amigas,” a Mega Vó falou com sua voz suave, “como é que vocês deixaram a Helenita subir num local tão perigoso?”

Mais calmas, as senhorinhas queriam falar todas ao mesmo tempo. Porém, a Lucrécia, coordenadora do grupo de idosos que estava ali reunido para uma festa de caridade, respondeu. “Nós apostamos que ela não teria coragem de subir ali e então a Helenita ficou emburrada e resolveu provar que era corajosa.”

“Mas que irresponsabilidade! E se ela despencasse lá de cima? Isso que vocês fizeram vai contra o Estatuto do Idoso, não se pode colocar ninguém em situação de perigo.” Enquanto a Mega Vó falava, ela também chorava atirando suas Lágrimas Transformadoras em todas as senhoras para que elas se arrependessem do que haviam feito. Arrependidas, todas elas prometeram espalhar aquela dica da Mega Vó.

Mais um caso resolvido e a Mega Vó voltou a tomar sua identidade de Ana Brasilis. De volta à reportagem sobre as ostras no Ribeirão da Ilha, ela terminou o seu trabalho bem mais tranquila! Até pôde saborear umas deliciosas ostras grelhadas junto com seus colegas jornalistas.

*Esta minha crônica da Mega Vó foi escrita inspirada na minha visita ao grupo de idosos da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (em Canasvieiras, Florianópolis, SC) a convite da organizadora Helena Stoterau. Na oficina de literatura, passei a um dos grupos a tarefa de imaginar uma aventura da Mega Vó... ficou tão bonito o resultado que prometi escrever a crônica em homenagem ao grupo... A promessa está cumprida!