BUZINÊS

Buzinês não é onomatopeia. Não é uma figura de linguagem do nosso português, é uma linguagem mesmo, e muito falada no Brasil, principalmente em Fortaleza. Você entende buzinês? Eu aprendi meio na marra, demorei um pouco, mas hoje compreendo tudo.

Trata-se de um meio de comunicação sonoro, sistemático e sofisticado usado exclusivamente no trânsito. Seu uso é mormente ofensivo, pejorativo, mas também, e raramente, pode trazer mensagens positivas de gratidão e cortesia. Por exemplo, hoje mesmo estava dirigindo na faixa da direita, à 50km/h e o carro de trás xingou minha mãe em um buzinês coloquial, que seria mais ou menos um “biiiiip” de 2 segundos. Para instigá-lo, diminuí mais ainda a velocidade, daí ele usou um buzinês erudito injuriando minha família até a terceira geração, codificado em quatro bips longos – de quatro segundos cada – e de altos decibéis.

Se você estiver muito curioso para ouvir expressões em buzinês preste atenção nos semáforos. No exato momento em que o sinal vermelho apaga e o verde acende, o buzinês estronda na rua. Posso decodificar as frases biiiipadas e foonnfooonadas, vejam: “Vamos, vamos!”, “Bora, negada!”, “Acorda, lesma!”, “Solta e celular, animal!”, “Sai da frente sua anta!”. Há outras, porém essas são as mais educadas. Experimenta dar uma fechada em alguém numa avenida movimentada. Se precisar de um tradutor conte comigo ou mesmo com o Tradutor do Google, mas acho que você vai entender o palavrão buzinado.

Um teste: traduza “biiiiiiiip biiip biiiiiiiiiiiiip”. Dá uma frase com três palavras, onde duas começam com “P” e a do meio com “Q”.

Um primo meu veio do Piauí e ficou impressionado com o quanto o cearense usa a buzina e me disse: “Primo, vou me mudar pra cá e ganhar muito dinheiro, vou vender buzina”. Só que o incauto não se deu conta de que os carros já veem equipados com buzina desde a linha de montagem. Acho até que é o primeiro item. Fabricam-se carros a partir da buzina. Alias, vende-se buzina e leva o carro de brinde. Já prestou atenção que as buzinas não quebram? Nunca! Os carros batem, ficam retorcidos, perda total, os corpos se misturam nas ferragens, mas se você afastar a cabeça ensanguentada do finado motorista e apertar na buzina ela vai funcionar de cara.

Trafegar sem buzina em Fortaleza dá multa no valor do veículo pela tabela FIPE, apreensão, 20 pontos na CNH e prisão inafiançável do condutor e da sua família.

Mas também você pode falar buzinês para agradecer alguém que lhe dê passagem ou que avise uma porta mal fechada, por exemplo. Isso se faz com um único bip, só um mesmo, simplesinho e rápido. Significa “Obrigado” ou “Valeu companheiro”.

Nesse sentido, e pra parar de ficar buzinando no seu ouvido, deixo pra você que leu até aqui meu carinhoso “bip”.