CARNAVAL

De loucura, um pouco. De sonho, talvez uma festa para aliviar o cansaço. Carnaval é uma festa.

Regionalmente, cada cidade, cada estado possui uma certa manifestação, que se transforma em cultura, em atividade econômica ou simplesmente uma festa, como as demais, porém, com alguma diferença: o excesso de bebidas, mas são quatro dias de folia e felicidade.

Em minha cidade desfilavam os velhos blocos carnavalescos. Foram blocos que representavam sua manifestação através da arte, das músicas compostas por músicos e poetas da cidade, nas quais mostravam a verdadeira expressão sentimental de seu povo.

Com o passar do tempo, criaram-se escolas de samba, onde se fundiam a arte africana com as ideias dos carnavalescos regionais, sempre homenageando pessoas ilustres, times de futebol e outros temas, que viravam eternamente a festa do povo.

Carnaval, em si, é uma festa antiga e popular. Todos participam, mesmo onde a economia do País não esteja uma das melhores, mas um pouco de DNA na veia faz com que todos vão prestigiar esta maravilhosa festa.

Recordo, um pouco, de um personagem do bloco do Boi, vou citar seu apelido de Foicinha. Era uma das personalidades do Boi. Com seu boi, esculpido em um balaio, com chifres bem grandes, de cor amarela, com desenho ora um coração, ora um outro tipo de desenho, fazia ele a festa. Era eu ainda criança, com meus doze anos, saia à frente do bloco do Boi, gritando: “Ei boi, este boi é amarelo, este boi não me pega, este boi é o Foicinha”. Então, o Foicinha saia correndo atrás de nós. Tinha outro senhor, do qual não me lembro o nome, que fazia uma mulinha, também de balaio, com cabeça, panos e imitações de uma mula, que corria atrás de nós dando balaiada aos que ficavam à sua frente. Era diversão.

Já um pouco mais amadurecido na vida, volto a recordar os bons tempos, onde juntávamos uma turminha, com nossos instrumentos musicais, fazíamos um bailinho, tocando as lindas e inesquecíveis marchinhas carnavalescas.

Então, carnaval é cultura. Carnaval é festa. Carnaval é sentimento que se deve colocar para fora. É manifestação de uma cultura, de um povo, de uma cidade, que jamais se perderá no tempo.

O tempo passará. As pessoas morrerão, mas suas manifestações carnavalescas jamais ficarão esquecidas na memoria de um povo.

É carnaval, festa nobre e popular. Brincar o carnaval é esquecer das coisas ruins. É recordar o passado e vivenciar o presente, porque são somente quatro dias no ano.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 08/02/2016
Código do texto: T5537410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.