Minha mãe: amor e exemplo!

Vasculhando o baú do tempo, recordo ainda aquela noite, como uma réstia de luz em minha memória... Era as celebrações do santo padroeiro de nossa cidade e de nossa igreja: São Francisco de Assis!

E em meio a hinos e cânticos acompanhados por violinos, eu acompanhava minha mãe. Juntas parecíamos habitar o céu por alguns instantes. Eu era ainda uma adolescente. E cada hino me inundava de amor... E eram como fagulhas de luz, cada palavra que narrava a vida daquele homem que tinha todos os seres como irmãos!! “Irmão vento, irmão sol, irmão lua, irmão lobo tu és meu irmão, rouxinol, sabiá, criaturas de Deus, somos obras de suas mãos!”.

Num dado momento, fomos arrancadas das profundidades de nossas meditações. Chegou próximo a nós uma mulher com um bebê no colo que chorava muito. E o choro não parava. Minha mãe resolveu perguntar o que se passava. A mulher contou que a criança estava com fome. Ela não tinha leite para amamentar e o único que ela havia trazido na mamadeira havia acabado a muito tempo e ela não morava por perto. Minha mãe disse que também estava amamentando e poderia colocar leite na mamadeira, se ela quisesse. A mulher aceitou e minha mãe foi para um lugar reservado e encheu a mamadeira de leite. E o bebê começou a mamar e parou de chorar. Ficamos felizes!! Que grande exemplo minha mãe me deu! Um exemplo que um dia quando fui mãe segui. E lá estava eu, amamentado em meu seio um outro bebê faminto que não era meu. Mas essa é uma outra história que um dia talvez contarei. O que importa agora, foi o amável e iluminado exemplo que, um dia, minha querida mãe me deu!!