O ÓLEO DE LORENZO- Filme de 1992.

Filme americano, baseado na história verídica, que retrata um casal de historiadores, AUGUSTO ODONE e MICHAELA ODONE que tem um filho, LORENZO, de seis anos de idade, com uma doença rara e degenerativa do cérebro, denominada adrenoleucodistrofia, que não tem cura, que o paciente morre até dois depois de diagnosticada, que antes de morrer, fica, surdo, cego e mudo e que não há tratamento e medicamentos que possam estacioná-la .

Essa doença é ocasionada por um defeito genético no cromossoma sexual X, que é transmitida pelas mães aos filhos (rapazes). As mulheres podem ser portadoras do defeito e ter leves manifestações da doença, mas nunca de forma mais grave. Ela atinge uma em cada vinte mil pessoas, rapazes de cinco a doze anos, de forma mais grave.

Há um intensa busca do casal a hospitais e médicos dos centros mais avançados da medicina para encontrar ajuda a seu filho. Percorre bibliotecas, lê muitos volumes de livros científicos na busca de um antídoto que possa salvar Lorenzo. Depois de muitas pesquisas e estudos, os pais descobriram um óleo que não curava a doença em definitivo, mas que estagnava e combinado com outros tratamentos, Lorenzo teve uma significativa melhora.

Os pais, passando por cima de preconceitos, fizeram um movimento para a visualização da doença, podendo ajudar pessoas portadoras da terrível doença.

Lorenzo nasceu em 1978 e faleceu em 2008, com trinta anos de idade, vinte e dois anos além da previsibilidade de dois anos de vida, para os médicos da época.

A luta incessante dos pais do garoto Lorenzo nos induz que não devemos ficar passivos quando do recebimento de um diagnóstico fatal de qualquer doença, por mais terrível que ela seja, que sempre busquemos outras formas de ajuda no tratamento.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 01/05/2016
Reeditado em 01/05/2016
Código do texto: T5621811
Classificação de conteúdo: seguro