Pequenas histórias 134

Dezesseis de maio

Dezesseis de maio de dois mil e oito.

“Os homens do campo são ótimos trabalhadores, mas sofrem crises de desânimo quando não trabalham em sua própria terra.” – Cornélio Pires.

Dezesseis de maio, dia do Gari, dia da Margarida como são chamadas as mulheres que no dia-a-dia, às vezes sob um sol clemente, varrem as principais ruas da cidade, varrem as sujeiras dos porcos que não tem conscientização de limpeza nem de higiene.

Dezesseis, sexta-feira, mais uma sexta para a alegria dos apressados que vivem antecipadamente.

Dezesseis sexta-feira de impaciência crônica resvalando para o suicídio intelectual da palavra onde o silencio imobiliza os passos.

Dezesseis sexta-feira que de normal tem seus intricados meandros revelando, no ato de cada um, o mistério a quem possa interessar.

Dezesseis, sexta-feira de fome a correr o desejo perdido em infrutíferas procura pelos bares imundos de falas que se masturbam nos cantos da solidão.

Dezesseis, sexta-feira em que sua ausência se faz presente na minha agenda sem compromissos por cruzar outros caminhos não mais paralelos aos meus.

Dezesseis, sexta-feira, é sexta-feira o que me diz nesse esplendor luminoso do meio dia?

Dezesseis, sexta-feira não há nada para me dizer, eu é que tenho de captar sua fragrância cósmica e traduzir conforme os sentimentos que me conduzem.

Dezesseis, sexta-feira, minha sexta-feira caminharei entre os bares até o amanhecer do sábado para na segunda recomeçar toda a minha caminhada.

Dezesseis, sexta-feira única revitalizando meus sentimentos para construir o alicerce literário da minha obra.

Dezesseis, sexta-feira que venha sempre, nunca me falte com sua presença, minha adorada sexta-feira.

Triste Margarida

(ou Samba do Metrô)

Adoniran Barbosa

Você está vendo aquela mulher que tá indo ali

Ela não quer saber de mim

Sabem por quê?

Eu menti pra conquistar seu bem querer

Eu disse a ela que eu trabalhava de engenheiro

Que o metrô de São Paulo estava em minhas mãos

E que se desse tudo certo

Ela seria a primeira passageira na inauguração

Tudo ia indo muito bem até que um dia

Até que um dia

Ela passou de ônibus pela via 23 de maio

E da janela do coletivo me viu

Plantava grama no barranco da avenida

Hoje fiquei sabendo que ela é orgulhosa, convencida

Não passa de uma triste Margarida

Orgulhosa, convencida

Não passa de uma triste Margarida

pastorelli

Pastorelli
Enviado por Pastorelli em 01/05/2016
Código do texto: T5621865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.