Como escrever uma crônica #2

Escrevi outra crônica para mostrar aos recantistas como fazer uma crônica. Sinto uma carência enorme no número de crônicas. Poemas e poesias são legais? São, mas crônicas são histórias. Não há o que discutir.

Eis as técnicas:

Técnica da enrolação: Ela é apenas o detalhamento de algum fato.

Exemplo:

"Nem tudo é complicado. Lúcia, uma antiga amiga, hoje já morta; (enrolação) o câncer a levou, mas não literalmente: Teve um tumor no cérebro e ficou retardada."

Técnica dos fatos: Consiste em atribuir fatos na sua história. Ela é um pouco parecida com a Enrolação, porém, enquanto na enrolação o escritor se foca n'um determinado sujeito, na técnica de Fatos você atribui cenas.

"Apesar de Lúcia estar incapacitada, ela ainda transmite certa paz aos seus entes. De vez em quanto ela baba (isso é um fato) e fica toda suja, fazendo os outros rirem. E (outro fato) quando a levamos ao médico, o mesmo solta risadas, pois é o seu médico, o neuropsiquiatra Pedro, é um ex integrante de um grupo voltado para stand-up de humor negro."

Técnica das citações: Você atribui falas sem usar necessariamente o famoso Travessão ou pular uma linha para escrever.

"Certa vez Pedro disse "Lúcia é tão divertida. Algumas vezes ela baba e se afoga na mesma, depois ri e finge que nada aconteceu"

Eu sei, tá pesada. vou parar.

Técnica de encerramento: O lado bom da crônica é que ela não tem um sentido em si. É apenas um relato, porém, se você quiser adicionar um sentido, faça-o sem usar um parágrafo para a moral. Tente colocar a moral na própria crônica.

"Mesmo com todos os problemas de Lúcia, ela ainda luta pela a vida, ou tenta, com ajuda de aparelhos e coisas afins. Sua família, bem como ela, sabem o valor da união no enfrentamento de problemas. A união faz com que os dias de Lúcia, apesar de complicados, passem a valer a pena"

Sério, amo tragicomédia.

*Não revisei o texto e nem quero. A vida é uma merda, mas tenho vodca.

Krabat
Enviado por Krabat em 20/06/2016
Código do texto: T5673309
Classificação de conteúdo: seguro