Bisavós

Bis tem como significado repetição de algo. Quando a plateia, por ter gostado demais, pede bis, o faz para que os artistas repitam a interpretação tão apreciada.

Avó é dádiva para atender o pedir de bis de filhos, para a relação com as mães, mesmo que a avó seja a paterna. Muitos afirmam, sem querer criticar e modificar o comportamento materno, de que vó é melhor do que mãe.

Entretanto, esses mesmos aliviam a afirmativa esclarecendo, que a relação com as avós não vem carregada das preocupações maternas. Além disso, dizem que o comportamento materno altera, fica menos tenso, menos ansioso, á medida que venham outros filhos. Ou seja, são com os primogênitos que mães, e também pais, aprendem com os erros como marinheiros de primeira viagem.

Por outro lado, tem alguns que afirmam: as avós estragam os netos. Essa afirmativa se baseia nos fatos de as restrições de avós serem bem menores, bem como as liberdades maiores. Essas diferenças entre os limites maternos e das avós estragariam os netos.

Se formos fazer pesquisa com os adultos, ou se formos aos especialistas em tratamento de desequilíbrios emocionais insuportáveis e indagarmos sobre a incidência dos casos, em que seus clientes apresentam, quase sempre sem razão, as mães, ou as avós como parcialmente responsáveis por alguns de seus traumas, ou frustrações, chegaríamos à conclusão, que mães tem grande vantagem em relação às avós.

Avó é bis da relação materna, com interpretação quase perfeita. Interpretação que vem com mais experiência e, ainda por cima, com espécie de desejo de compensar ausências, desatenções e, até mesmo, falhas, que julgam ter tido com os filhos.

As avós são espécies de bruxas extremamente ternas e bondosas. Fazem magias que recordamos para sempre: ao aninharmos em seus colos, apesar da fragilidade e flacidez de seus corpos, nos sentimos no porto mais seguro desse mundo, adormecemos e sonhamos colorido. Mas, o mais impressionante de suas bruxarias é que, mesmo os netos já adultos, elas conseguem arrebata-los às encantarias da infância.

Falamos das avós porque as bisavós são mais raras e, alguns antecipam que são entes em extinção. Entretanto, assim como a avó é um bis da relação materna, bisavó é bis da relação com as avós.

São avós com experiência, são avós com mais sabedoria, são avós intuitivas. São as mães de nossas avós. Senão todos, pelo menos a maioria deve concordar de que maiores comentários sobre as bisavós são mais do que dispensáveis....

J Coelho
Enviado por J Coelho em 26/07/2016
Código do texto: T5709458
Classificação de conteúdo: seguro