CICATRIZES

Recordo-me como se fosse hoje, o dia em que estávamos brincando, eu e meu tio Roberto no quintal da casa da minha vó Teca. Minha avó morava no distrito de Cachoeira do Mato, pertencente ao município de Teixeira de Freitas na Bahia. Naquela época eu deveria ter uns 3 anos, e de repente meu tio teve a brilhante ideia de me colocar em cima de um carrinho de rolimã e me empurrar ladeira abaixo. Pra quem não conhece um carrinho de rolimã, ele era constituído de uma tábua, sendo afixadas nela quatro rodas de rolimã, as rodas dianteiras eram fixas numa tábua menor que direcionava o carrinho, só que meu tio usou um parafuso que usava em cama para parafusar as tábuas. O carrinho ficou perigoso, porque ficava uns cinco centímetros de parafuso sobrando. Para infelicidade do meu tio, quando o carrinho descia ladeira abaixo, ele bateu num buraco, impulsionando o meu corpo a frente e desequilibrado cair com o meu olho justamente no bendito parafuso, devido a providência divina fui poupado de ter a perda das vistas. Chorei muito, fiquei ensanguentado, e o povo assustado foram me acudir. Para a tristeza do meu tio Roberto, que era apenas 5 anos mais velho que eu, levou uma bela surra do meu tio mais velho Odalvo. Passados meio século, posso ver com clareza a cicatriz que tão claramente evidencia esse fato.

Gostaria de chamar a atenção dos meu leitores, que um fato que aconteceu há tanto tempo, mesmo que meu corpo foi restaurado, mas não teve como evitar a cicatriz. No nosso cotidiano, no trato com as pessoas, devemos pedir ao Criador toda sabedoria para que sejamos sábios ao relacionar com as demais. Tem um ditado popular muito interessante que vai reforçar isso que estamos falando que diz o seguinte: “O evitar é melhor do que o remediar”. Ainda bem que essa cicatriz que eu tive não me incomoda tanto, não me afeta em nada, apenas quando chego no espelho e fito os olhos que a vejo e lembro da sua procedência. Mas infelizmente existem outras cicatrizes que são mais dolorosas, pelo fato de afetar a mente, a alma e o coração. Essas, sim, são difíceis de serem tratadas, são dolorosas, deixam marcas profundas no ser, e as vezes temos que conviver com esses fantasmas para toda eternidade. Por mais que uma pessoa possa ter o coração aberto em perdoar, tem certos fatos que mesmo com o perdão, jamais serão esquecidos. A nossa memória funciona tipo a do computador, tudo que passa é registrado, mas porém com um agravante, as coisas que são gravadas no computador podem ser deletadas, infelizmente esse recurso não é aplicado em nossas mentes. Seria tão fácil, que quando tivéssemos uma situação desagradável, constrangedora, que deixou marcas profundas no nosso âmago, a gente tivesse como deletar isso da nossa memória, tenho certeza que as relações seriam bem melhores.

Infelizmente o mundo é cheio dessas cicatrizes que vão se alastrando, corroendo, tornando-se verdadeiros cânceres. Diante de situações tão constrangedoras, deixo o meu apelo pra que venhamos observar mais um dos 10 mandamentos que afirma que devemos amar o próximo como a nós mesmos, se aplicarmos mais esse princípio em nossas vidas com certeza as cicatrizes seriam diminuídas e quem sabe um dia poderíamos extirpá-las por completo.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 27/07/2016
Reeditado em 27/07/2016
Código do texto: T5710694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.