Samba-Canção

Sou fissurado no gênero musical samba-canção (dor de cotovelo), mas nunca tinha me detido ou me preocupado em analisar sua origem. Mas agora estou a um passo de obter um diploma no asssunto porque uma das minhas filhas me presenteou com o livro de Ruy Castro, "A Noite do meu Bem", no qual ele disseca osamba-canção, que foi chamado de samba de meio do ano e um gênero que ficava entre o bolero cubano e a balada americana, mas que é algo absolutamente brasileiro.

Estou adorando o livro.Se já tinha me deleitado comseu livro !Chega de Saudade",sobre a Bossa Nova, este complementa e,. juro, talvez ainda seja melhor.Logo no prólogo o autor ensina como nasceu o samba-canção, ou melhor, como ele explodiu no país. Seguinte: na campanha para presidente, depois da deposição de Vargas em 45, eram candidatos o Brigadeiro Eduardo Gomes e o General Dutra. O Brigadeiro muito puritano prometeuacabar com o jogo e os cassinos. Ese setor era muito forte porque empregava uita gente. Resultado votou maciçamente no General Dutra. Logo no início do seu governo, o general pressionado por sua esposa Dona Santinha que era muito religiosa e outros setores resolveu fechar os cassis]nos e o jogo. Foi um desemprergo em massa, princialmene para musicos, cantores e artistas, eles atuavam nos cassinos, teatro de revista muita musica orquestrada, marchinhas, sambas, boleros... De repente ficaram sem espaço para se apresentar e sem emprego, o jeito foi as orquestradas se dividerem, formarem conjuntos, cmeçarem a tocar em pequenos clubes, aí foram abrindo boates, o púbico dos cassisnos foi migrando para as boates, com músicas intimistas, especialmente o samba-canção, foi ai que ele realmente desenvolveu e virou mania nacional. Foi nas boates que nasceu "A Noite de meu Bem", "Negue", "Risque", "Segredo", "Só Louco"... E o hino da roedeira, "Ninguem me ama", de Antono Maria.

Ainda hoje adoro curtir um samba-canção. Curtir e roer. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/08/2016
Código do texto: T5739758
Classificação de conteúdo: seguro