PROJEÇÃO CURATIVA

Houve um tempo em que, da paixão, só me acompanhavam as lembranças...

Não havia sonho ou expectativa de ainda viver essas coisas ou sequer o pensamento de encontrar alguém capaz de mudar meus dias...

Eu era feliz com a vida que tinha e costumava brincar dizendo que não havia mais encontro nesta vida que me despertasse euforia.

Foi distraída que me encontraste um dia e foi sem prevenção que te dediquei minha atenção!

Interessante e perigoso foi que tuas palavras me faziam voltar ao passado, pois tu repetias sem saber o mesmo estilo de falar comigo, de me ouvir, de falar de ti, das tuas andanças e dos teus projetos que eu já ouvira antes e que tanto haviam me seduzido.

Fazer a transferência foi fácil e iludir-me de que tu poderias substituir quem jamais iria voltar foi fatal para me prender na absurda fantasia de poder dar nova vida ao que até então eram apenas doces recordações.

À princípio, sem me debater ou tentar entender, na ânsia de ter novamente o que havia perdido, mergulhei fundo nas águas do teu “rio” de mentiras e promessas vãs e me deixei levar pela correnteza misteriosa daquela projeção....

Minha única defesa era a observação criteriosa e investigativa da tua personalidade e conduta, que aos poucos percebi ser necessária, pois ora me surpreendia com as semelhanças que me fascinavam quando te afastavas, ora me decepcionavam pelas diferenças que se revelavam quando estavas mais perto e deixavas brechas em tua máscara. Por isso passei a me questionar a cada descoberta incoerente e procurar estudar mais então sobre a psicologia humana das projeções, objetivando entender melhor o que se passava comigo naquela ocasião.

Minha busca deu resultados e enquanto o tempo caminhava, a realidade ia ficando a cada dia maior que a ilusão!

Aos poucos, tuas palavras foram perdendo o poder do encantamento porque entendi que não eram sinceras e não te pertenciam de fato!

Tuas ações não me agradavam mais porque eram desprovidas de sensibilidade real, convenientes e muitas vezes até covardes, distanciando-se cada vez mais da minha lembrança projetada!

Teu olhar ficou opaco, teu sorriso sem graça e teu assunto sem sentido, porque fostes também percebendo as minhas descobertas e o que te mantinha perto era apenas a sensação de poder que minha conquista te trazia, mais nada!

Tua fantasia se perdeu no mesmo tempo em que a minha se foi!

O que parecia sólido se desmanchou no ar quando tu resolveste parar de representar e ser apenas o que sempre fora e eu finalmente me libertar dos véus da ilusão que me impediam de ver isso!

Assim como o acaso um dia nos aproximou, assim também nos distanciamos de um dia para o outro...

Nunca mais soube de ti ou tive interesse nisso!

Quando alguma coisa me lembra da tua existência, penso que poderia ter sido bom falarmos sobre o que nos aconteceu depois de um tempo, mas logo volto a compreender que isso também seria uma projeção que certamente em nada combina com tua maneira de ser, o que torna essa ideia inoperante sob todos os aspectos...

Conhecer-te foi uma experiência interessante e boa!

Concluo que foste para mim uma Projeção Curativa, que me distraiu da dor e me ajudou a aceitar melhor a perda irreversível que havia vivido antes da tua chegada, além de me trazer uma consciência muito maior dos cuidados que devemos ter para não transformar realidade em sonhos impossíveis o que certamente tornou meus demais relacionamentos afetivos mais consistentes e muito melhores!

Agradeço-te pela contribuição no meu caminhar!

Cristale
Enviado por Cristale em 01/10/2016
Código do texto: T5778344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.