ESTE TAMBÉM VIVEU ALÉM DE SEU TEMPO: PAPA JOÃO XXIII.*11h26min.

Ontem, no Cine Luz da TV Católica, assistimos a segunda parte do documentário sobre a vida do Papa João XXIII, teve início à uma hora da tarde, quando terminou já passava um pouco mais das 14h30min. , quando então fomos almoçar, a esposa, a filha e genro já tinham almoçado...

A Igreja Católica ao longo de sua história houve “avanços” e “retrocessos”; mas sempre houve pessoas que viveram além de seu tempo, dedicando suas vidas para que o Cristianismo voltasse às suas reais origens...

Este foi o papa de número 261, pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS), ao longo de sua vida, prestou seus préstimos em vários países; na Bulgária como visitador apostólico, 1925/1935, naquele país, a grande maioria são de católicos ortodoxos, isto é, “independentes”; o filme mostra que parte do país foi assolada por um terremoto, as que foram mais afetadas, vieram para a capital em busca de auxilio. Ele, se comparece, era preciso prestar alguma ajuda, consegue alimentos para levar a parte desta população; porém, as pessoas o recebem com ressalvas...

Uma pessoa com uma pedra ameaça jogar nele, porém, um dos padres que tinha cargo de destaque nesta comunidade, interfere, retira do homem a pedra de sua mão... O futuro Papa João XXIII, vai ao encontro e dá a ele um abraço. As pessoas vendo este gesto passam a aceitar a ajuda.

Para que tivesse estes recursos financeiros, emprestara dinheiro de um banco em nome de sua Igreja, o Vaticano não enviou os valores, o banqueiro foi até a Igreja, para pegar alguns objetos que compensasse o empréstimo, estava cansado de ouvir que logo o Vaticano enviaria o valor para saudar a dívida. Afim de “salvar” um quadro com a imagem de Jesus e duas estatuetas dá ao banqueiro seu precioso anel, e o acaba aceitando...

Dez anos depois ele é transferido, ao embarcar no trem, à noite, vê centenas de pessoas se despedirem dele, com velas acessas, balançando em suas mãos, num afetuoso gesto de adeus; através de seus exemplos conseguira vencer os preconceitos, pois certamente o nosso Deus é mesmo, e Jesus é mestre de todos nós...

À Grécia, e Turquia, serve como delegado apostólico, 1935/1944, à França, como núncio apostólico, 1944/1953; “em todos estes países, ele destacou-se pela sua enorme capacidade conciliadora, pela sua maneira simples e sincera do diálogo, pelo seu empenho ecumênico e pela bondade corajosa em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em1953 foi nomeado Cardeal Patriarca de Veneza.”

“Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII, era aclamado elogiado mundialmente como o Papa bom, ou o Papa da bondade.”

No dia 27 de abril de 2014, domingo da Divina Misericórdia, juntamente com o também Papa João Paulo II, são beatificados pelo Papa Francisco.

Finamente há um destaque deste personagem; para o “espanto”, dos mandatários do Vaticano, convoca o Segundo Concílio, após 400 anos... Tem como principais objetivos, atualizar, adequar os ensinamentos do cristianismo, para a atualidade...

Formulou oito encíclicas, sendo que as duas principais são Mãe e Mestra e Paz na Terra

Teve papel de destaque, para amenizar as tensões entre EUA e URSS, - dos mísseis russos em Cuba - lutando pela paz... 12h46min.

*Angelo Giuseppe Ronclli, nascimento 25 de novembro de 1881, Soto Il Monte, Itália.

Morte, 3 de junho 1963, Vaticano, Roma.

Antecessor:s Pio XII

Sucessor: Paulo VI

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 24 de outubro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/10/2016
Código do texto: T5801712
Classificação de conteúdo: seguro