Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PRATOS E ESPECIALIDADES

GAMBRINUS RESTAURANTE


Nadir Silveira Dias


Fundado em 1889, o Restaurante Gambrinus faz parte da história da cidade de Porto Alegre e em 2004 completa 115 anos de existência. Em meio ao ambiente agitado dos arredores, se destaca como o lugar onde ainda é possível reunir os amigos e almoçar tranqüilamente em um ambiente agradável, elegante e tradicional.

No seu início, o Gambrinus funcionava apenas como bar. Em meados de 1964 recebeu seu atual formato de restaurante e bar-chope, tendo como idealizador o seu atual proprietário, Antônio Dias de Mello, o "Antoninho" para os amigos mais íntimos, que adquiriu o Gambrinus dos antigos proprietários.

Em 1960, a Prefeitura Municipal estava com a intenção de demolir o Mercado Público e o Gambrinus atravessava momentos de intensa inquietação. Nessa ocasião, as bancas resolveram criar uma comissão contra a demolição, não apenas pelo forte comércio então existente, mas também por causa deste grande patrimônio histórico gaúcho, e um dos integrantes dessa comissão era o nosso conhecido Antoninho. Graças a ela e aos esforços desenvolvidos a partir de sua criação, temos até hoje o nosso querido Mercado Público, agora completamente restaurado.

Estando presente a segurança da preservação do Mercado Público, a idéia inicial era transformar o antigo Gambrinus em uma lancheria. No entanto, Antoninho teve a percepção do cotidiano metropolitano em mutação na época e resolveu apostar mais alto.

Na década de 60, os chefes de família ainda iam almoçar em casa. O forte da época era tomar café e freqüentar o Centro após o expediente de trabalho. A vida noturna no Centro então era mais intensa, sendo o ponto mais cultuado.

A partir dos anos 70, entretanto, os bairros passaram a ficar mais longe e o tráfego de veículos mais difícil no Centro da cidade. O crescimento empurrava as pessoas cada vez mais para longe do Centro. E o pessoal que trabalhava no Centro começou a perceber que era mais prático almoçar por perto do local de trabalho e ir para casa ao final do expediente. Como conseqüência, a vida noturna se transferiu para os bairros, que passaram a contar com cada vez mais opções.

E para se adaptar a todas estas mudanças é preciso ter flexibilidade e rápida ou antecipada percepção das coisas que estão acontecendo. E é exatamente isso que está a permitir que o Gambrinus complete 115 anos de funcionamento, enquanto um dos restaurantes mais conhecidos de Porto Alegre e um dos mais reconhecidos por turistas e visitantes.

Constata-se que as reformas feitas pelo Antoninho, mantiveram o estilo tradicional do restaurante, acrescido de um toque de bom gosto e elegância ao Gambrinus.

Ao olhar experimentado ou a um simples passar de olhos pode se observar o requinte do ambiente e o fato de que não é apenas um restaurante, mas é também um espaço que bem lembra e consagra a cultura da capital sul-rio-grandense.

Faça você também uma visita ao antigo mais tradicional e conheça um pouco mais de sua história e da história de Porto Alegre, saboreando os conhecidos pratos e especialidades do Restaurante Gambrinus!

Se não puder fazê-lo fisicamente, faça-o, ao menos, virtualmente através do saite http://www.mercadopublico.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 09/10/2005
Reeditado em 06/11/2005
Código do texto: T58072
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153770 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:50)
Nadir Silveira Dias