AS CHUVAS ESTÃO CHEGANDO !

34.447

Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2016

   O mês de Dezembro deste ano de 2016 está muito fértil em chuvas. Pelo menos para a cidade do Rio de Janeiro, onde tem chovido com bastante frequência nesses últimos dias. E felizmente não aconteceu nenhum fato fora do normal com tais chuvas, apenas beneficiando o clima e os mananciais, promovendo folgas na geração de energia.

   No entanto, há a necessidade das pessoas se preocuparem com esse período. Principalmente para aquelas que residem em certas áreas, o pessoal das regiões serranas e das baixadas, onde são comuns as ocorrências de tragédias anuais.

   A natureza tem sido atingida ao extremo pelos humanos. O avanço tecnológico tem promovido alterações profundas no clima do planeta. Até mesmo as calotas polares têm se modificado de forma acentuada, o que anda gerando modificações, também, nos níveis dos mares no mundo.

   Recentemente em Fortaleza, tivemos ocorrências naquelas orlas, onde muitos imóveis foram destruídos pela força do mar, que avançou sobre eles, de forma trágica. Mas também há a necessidade de que as pessoas observem com mais apuro a ocupação de regiões próximas às orlas marítimas. E os especialistas nisso já relatam as possíveis ocorrências sobre tais invasões.

   Chuvas torrenciais quase sempre causam transtornos e prejuízos às populações onde caem. E isto não é novidade para ninguém. Mas parece que elas fazem pouco dessas intempéries. Na cidade de Petrópolis, por exemplo, recentemente tivemos um caso de desastre pluviométrico, onde uma chuva destruiu várias casas, causando mortes de pessoas, com o deslizamento de encostas naquela região.

   E com a chegada do Verão, elas se tornam mais comuns durante esse tempo, sem contudo avisar de forma específica onde cairá com rigor. Assim é que quase sempre pegam a todos desprevenidos e causam sérios prejuízos coletivos.

   Infelizmente, vemos as chuvas caírem com excessos em algumas regiões do país, mas ausentam-se em outras. No Nordeste, por exemplo, a população de lá corta um dobrado com a seca. E populações enormes ficam em sofrimentos constantes, tendo e vendo suas vidas serem sacrificadas ao extremo.

   Neste país não há preocupação com esse tipo de coisa. Poder-se-ia deslocar água de outras regiões, de forma até tranquila, se houvesse concentração por parte de alguns, onde se sabe que a região amazônica possui condições plenas de fornecer tal produto para o Nordeste.

   Até mesmo as famosas transposições de águas no Rio São Francisco estão paralisadas há tempos, onde muito dinheiro está sendo jogado fora, lá. Com isso, não se resolve a questão das secas daquela região, permitindo-se o sofrimento de milhares de pessoas.

   Então, mais um ano terminará sem que resolvamos muitas das situações críticas no país, deixando-nos a perene dúvida de quando isso se resolverá?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/12/2016
Código do texto: T5853795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.