A CULTURA DO MEDO
                                                    SUELY BRAGA
   Segundo o escritor uruguaio Eduardo Galeano o mundo vive a cultura do medo. Os países armamentistas provocam e conservam as guerras aniquilando e matando povos inteiros. Criam o medo e o pavor que se espalha pelo mundo.
 O homem vive com medo. Medo do colesterol, do câncer, dos ataques cardíacos, do alzaymer, do parkson, da depressão, da droga e de todas as doenças modernas, que apesar dos avanços da medicina continuam se espalhando. Tem medo de andar, caminhar porque pode ser assaltado. Medo dos fenômenos da natureza: enchentes, terremotos, Surinames, desmoronamentos. Medo de andar de avião, de andar no trânsito e ser acidentado.
 O homem tem medo do próprio homem. Não há mais confiança entre os homens. Medo de ser enganado, ludibriado.
  A mídia invade, diariamente, nossas casas espalhando a cultura da violência. Assaltos, roubos, seqüestros, suicídios, homicídios, estrupos, tragédias, apavorando-nos cada vez mais.
 Vivemos cada dia mais trancafiados em nossas casas gradeadas, chaveadas. Câmaras de segurança se espalham aos milhares nas ruas, nos edifícios, nos condomínios, nos shoppings e por todos os lugares.
Quadrilhas de traficantes comandam a violência de dentro dos presídios.
    Em nosso país a impunidade corre solta. Criminosos perigosos transitam em liberdade por todos os recantos sem que nada lhes aconteça.
   Conforme afirma o escritor Eduardo Galeano o homem moderno, apesar de todas as conquistas tecnológicas, da internet, redes sociais, comunicação on-line está dominado pelo medo.
 
        Osório, 06/09/2013.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
s
 
suely Braga
Enviado por suely Braga em 15/01/2017
Código do texto: T5883144
Classificação de conteúdo: seguro