IBAMA em Gurupi – 50 anos de história na proteção do meio ambiente

O IBAMA de Gurupi reúne em sua história meio Século de ações e conquistas na proteção ambiental. É um dos órgãos federais mais antigos e respeitados pela comunidade gurupiense.

A história dessa importante entidade começou durante o Governo Militar que em meados dos anos 60 promoveu uma série de medidas para alavancar o desenvolvimento do país. Assim, em 28 de fevereiro de 1967 foi criado o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF (órgão antecessor ao IBAMA), na época responsável pelo fomento da política florestal e ações de proteção da natureza, incluindo a gestão de Parques, Reservas Biológicas e Florestas Nacionais.

Com o surgimento do IBDF o antigo Norte de Goiás (hoje estado do Tocantins) recebeu dois Postos de Controle e Fiscalização de Atividades Locais - POCOF, em Gurupi e Araguaína.

O Sr. Antônio Militão e Silva foi o primeiro funcionário do IBDF em Gurupi. Durante muitos anos ele trabalhou sozinho, dirigindo uma “Rural” visitando fazendas de Gurupi e cidades vizinhas. Sempre que precisava de apoio ele requisitava funcionários da Prefeitura ou policiais civis e militares.

Naquela época era comum a venda clandestina de carne de caça, peles de animais selvagens e passarinhos nas feiras-livres e no Mercado Municipal. Praticamente ninguém respeitava a “piracema” (época de reprodução dos peixes), havia muitos desmatamentos e comércio de madeira ilegal. Antônio Militão teve o desafio de iniciar os primeiros trabalhos de conscientização da população, além de punir todos aqueles que desrespeitavam a natureza.

Antônio Militão rapidamente tornou-se bastante conhecido e respeitado junto a comunidade local. Foi com seu apoio que o Governo Federal instituiu a 1ª área especial de proteção ambiental em Gurupi. Militão desenvolvia importante papel no combate ao tráfico de animais silvestres e através de uma parceria com fazendeiros ele destinava os bichos apreendidos para serem soltos em propriedades que tivessem matas nativas e nascentes preservadas e cujos donos eram reconhecidos protetores do meio ambiente.

À medida que esse trabalho foi se fortalecendo surgiu a idéia de regulamentar essa parceria entre o IBDF e um fazendeiro considerado um dos primeiros ambientalistas de Gurupi, o Sr. José Lindomar Alves de Carvalho.

Foi assim que o Presidente do IBDF Mauro Silva Reis baixou a PORTARIA IBDF nº 071-P, de 24 de março de 1982, declarando a área de aproximadamente 129 hectares da “Fazenda Progresso” do Sr. José Lindomar Alves de Carvalho, com limites e confrontações no Cartório do Registro Geral de Imóveis, sob o nº 3.216, fls. 67 do livro nº 2-R da Comarca de Gurupi, Estado de Goiás, como “Refúgio Particular de Animais Nativos”.

No começo dos anos 80, graças ao apoio dispensado pelo Presidente Figueiredo, o IBDF viveu um período de expansão e fortalecimento. O número de servidores aumentou significativamente e Antônio Militão ganhou novos parceiros, como por exemplo: Agente de Defesa Florestal Celso João dos Santos, João Borges dos Santos, Jussara da Conceição Gomes da Silva, Getúlio Gomes da Silva, Olinda Santana de Oliveira Soares e Manoel Pinheiro de Sousa, entre outros.

Em 1989, durante o governo do Presidente Sarney, o IBDF se funde a outras 3 entidades federais (Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, Superintendência da Borracha – SUDHEVEA e Superintendência do Desenvolvimento da Pesca SUDEPE) dando origem ao IBAMA, que desde então tornou-se a principal entidade do governo federal na defesa da natureza do Brasil.

Nos anos 2000, com a chegada de novos servidores as ações fortaleceram e se diversificaram. Assim, a equipe do IBAMA em Gurupi ajudou a criar o Conselho Municipal de Meio Ambiente, propor leis e normas de proteção ambiental, fez parcerias com CIPAMA, NATURATINS, UFT e UNIRG no plantio de árvores e recuperação de nascentes, organizou Conferências Municipais e ações educativas em diversas temáticas, ajudou a fundar ONGs Ecológicas e Associações de defesa ambiental etc. Também teve papel relevante no licenciamento de grandes obras de infraestrutura que movimentaram a economia da região Sul do Tocantins, como as Usinas Hidroelétricas de Peixe e São Salvador e a Ferrovia Norte-Sul. O IBAMA tornou-se um dos principais colaboradores do Projeto Cooperar da COOPERFRIGU (considerado o maior Projeto Socioambiental do Tocantins).

Uma curiosidade que poucos sabem é que a belíssima musa fitness Gleisy Nunes (irmã da Deputada Federal Josi Nunes) e o escritor e poeta Adão Ferreira (ex-prefeito e ex-vereador de Gurupi) fizeram parte da equipe do IBAMA, atuando em importantes ações.

Esses são só alguns detalhes da rica história que envolve essa valorosa instituição, que, infelizmente, devido à crise financeira dos últimos anos tem sofrido bastante.

O IBAMA de Gurupi enfrenta um dilema, pois justamente no ano em que completa meio Século de existência está se preparando para fechar as portas. É uma pena que numa data tão especial, quando se deveria comemorar o 50º aniversário, esse fato triste esteja acontecendo.

No decorrer dessas cinco décadas o órgão precursor nas ações de conservação ambiental viu o surgimento de outras instituições, como o NATURATINS, a CIPAMA e a Coordenação Municipal de Meio Ambiente de Gurupi, que seguiram os seus passos e se tornaram referência positiva.

João Borges dos Santos, Celso João dos Santos, Celso Sanches, Ubaldo Carvalho dos Anjos, Cássio Baptistussi, Antônio Cardoso, Francisco Torres, Gesolino Vieira Xavier, Lawrence Nóbrega e Maurício Sobrinho são alguns profissionais que plantaram sementes valiosas que irão gerar frutos por várias gerações.

O nosso desejo é que o trabalho pioneiro de Antônio Militão e Silva do IBDF/IBAMA e de tantos outros ambientalistas que ainda trabalham nessa nobre causa possa prosseguir para garantir benefícios na proteção da rica natureza do Tocantins e do Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/02/2017
Reeditado em 04/10/2017
Código do texto: T5907575
Classificação de conteúdo: seguro