Toque de Recolher

Sei que os problemas locais da minha Região não chamam à atenção, afinal notícia chamativa tem que ser escândalo nacional, briga de deputado, senador ou pessoal da justiça e atentados no estrangeiro, ou, então, fofoca sobre celebridades. Vou na contracorrente falar num problema de uma das minhas duas pátrias, Pesqueira (a outra é Arcoverde).

Foi preciso dar uma de São Tomé: ver para crer. Algumas pessoas me diziam que em Pesqueira o povo estava se recolhendo às suas casas às seis horas da noite com medo de assaltos e violência. Achei que era exagero e fui conferir. É verdade, a onda de assaltos e violência é alarmante e por isso as pessoas estão se refugiando em casa e evitando dair à noite. É como se a cidade estivesse sob estado de sítio e houvesse o toque de recolher. Detalhe: há assaltos também à luz do dia.

É algo revoltante, mas um fato. E não se tomam providências para sanar o problema. Tem mais algo estarrecedor: assim como assimilou o problema da falta d'água, as pessoas estão se acostumando com a onda de violência. Reforçando as fechaduras, botando cadeados e correntes nas portas, virando reféns da violéncia. O medo está virando cultura. Só se faz lamentar e rezar.

Há mais um fato lamentável: como Pesqueira não tem delegacia regional, no final de semana a sua delegacia não funciona, então qualquer problema policial, até um BO tem que ser feito na delegacia regional de Belo Jardim, distante 40 kms.

Não vou falar sobre as liferanças políticas. Seria perder tempo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/03/2017
Código do texto: T5951808
Classificação de conteúdo: seguro