É Foda Ser Empresário No Brasil.
              Marcelo Odebrecht Que O Diga.


                                             
Muitos anos atrás, quando vi o nome Odebrecht pela primeira vez numa revista, pensei que fosse uma empresa estrangeira. Nunca passou pela minha cabeça que fosse uma empresa brasileira. Quando a gente começa a procurar emprego,  aprende logo a prestar atenção nos nomes das empresas, principalmente nos nomes mais importantes, ou naqueles que nos interessam mais por um motivo ou outro.
Odebrecht era um nome que sempre via nos jornais e revistas e é óbvio que acabei me informando sobre a empresa cujo nome não tinha pinta de ser uma empresa Tupiniquim.
Empresa fundada em 1944, em Salvador, Bahia, pelo Norberto Odebrecht, a Odebrecht é uma Organização global que atua nos setores de Engenharia, Infraestrutura, Indústria, Energia, Transportes e Meio Ambiente.
                                        
                                         Image result for norberto odebrecht
                               Norberto Odebrecht (1920 - 2014)                                                
Algum tempo atrás, não conseguia escrever Odebrecht certinho. Errava a escrita, mas hoje, depois de tanto ver esse nome estampado na primeira página dos jornais, nas telas de TV, faixas, etc todo santo dia, aprendi.
Imagino o quanto deve ser foda ser um empresário nesse país, principalmente para o Emílio Alves Odebrecht, um grande empresário cuja empresa é muito lucrativa, e tem que molhar a mão de gente que vive incomodando, 'encontrando' e forjando delitos contra sua empresa. O tempo passa, e o número de mãos que molha aumenta, e como aumenta. Haja dinheiro! As propinas pagas continuarão sendo pagas pelo seu único filho, Marcelo Odebrecht. Pagamentos, doações, propinas, não interessa o nome, ele paga por que aprendeu a 'honrar' esse ato de molhar a mão do político. Melhor pagar do que a empresa fundada pelo avô começar a se 'desentender' com os gananciosos políticos. 

                           Image result for Emílio Odebrecht

Até que um dia, justamente a Odebrecht, tão solidamente construída desaba por causa das 'doações super generosas' para campanhas de políticos.
Odebrecht tem muitos funcionários e aposto que deixou de dar aumento salarial, provavelmente fez 'downsize' para não deixar de pagar as inúmeras propinas. Melhor não contrariar os homens com o poder nas mãos. Quem é bobo para pagar para ver? 
Mas como toda mentira tem perna curta, a empresa foi pega e agora o engenheiro, empresário e herdeiro da Odebrecht está preso.
Deve ser foda ser dono de uma empresa tão importante, na lista das 500 maiores empresas do mundo e o Emílio Alves Odebrecht ter que ver seu único filho, Marcelo, ser preso.

                       Image result for Emílio Odebrecht

Mais foda ainda é ser 'O Herdeiro' dessa maior empresa do Brasil e ser preso por ter feito exatamente o que os políticos exigem de você.
Quantos anos estudando, quanto tempo investido para aprender como a empresa funciona, conhecer todos as áreas que a empresa atua, quanta paciência para lidar com os patriarcas, ouvir as recomendações, além da pregação e ralação, entender o porquê do molhar tantas mãos e no fim, acabar com a cara estampada na primeira página dos jornais do Brasil e em outros milhares pelo mundo todo por estar envolvido no maior escândalo de todos os tempos no Brasil. 
Deve ser foda ter que administrar e rebolar bonito para fazer uma empresa do tamanho da Odebrecht não falir num país onde a economia anda na corda bamba, os impostos são altissimos e ainda ter que molhar a mão de tantos políticos que desconhecem o verbo TRABALHAR. Mas trabalhar para quê? Tem empresário que molha as mãos dos políticos, e a Odebrecht não deve ser a única por que a ganância dos políticos é enorme. Mais tem, mais quer. Roubam até o povo que os elegeram. Roubam a saúde. Roubam a educação. Roubam a cultura. Matam pessoas ao roubar a verba direcionada aos hospitais. E só o Marcelo Odebrecht está pagando o pato?
Quando Fernando Collor 'conviscou' o dinheiro do povo, muitos perderam casa, carro, etc por que não havia dinheiro disponível em suas contas. Havia dinheiro, mas não tinha como retirá-lo. Não havia como quitar as dívidas e aí muitos caíram na depressão e desgraça. A vergonha de não poder pagar o que devia na praça pesou para muitos brasileiros. Agiotas entraram em cena. Mais juros, mais dividas e muitos cometeram suicídio. Políticos assim, como Collor, nunca pagam pelos seus erros e cagadas. Político não tem vergonha na cara. Político desconhece a palavra VERGONHA. Quanta desgraça o Fernando Collor causou e nunca foi preso. Mas a Odebrecht está pagando caro.   
Depois de longo silêncio, Emílio Alves Oderbrecht se manifesta e o circo todo começou a pegar fogo. Como não defender seu único filho? 

                         Image result for Emílio Odebrecht

Talvez um dia, a empresa fosse pega por alguma trambicagem, mas não uma trambicagem titânica desse tamanho. 
Pois é. Muitas mãos molhadas, algumas com mais ou menos dedos, e com certeza  muitos anéis de ouro. 
É foda ser um dos maiores empresários no Brasil e ainda ser preso.
Marcelo Odebrecht que o diga e Emílio Alves Oderbrecht assina em baixo.

                                       Image result for marcelo odebrecht fichado

OBS: Não estou defendendo os Oderbrechts. Só acho que existe muita corrupção nesse nosso país e está em todos os lugares.
Meu Pai teve um comércio em São Paulo no fim dos anos ´70. Muitas vezes ele teve que 'negociar' com os seus fornecedores, principalmente com as distribuidoras de bebidas.
Havia uma cachaça chamada São Francisco e me lembro muito bem que no final do ano, era preciso comprar 1 caixa dessa cachaça para a distribuidora entregar 1 engradado de Coca-Cola. Chegou ao ponto do meu Pai ter que levar mais de 100 caixas de cachaça para casa por que não havia mais espaço no estabelecimento dele. Meu Pai tentou denunciar a distribuidora, mas suspenderam as entregas. Ele teve que recorrer aos amigos no ramo para abastecer o seu comércio para não deixar de atender seus fregueses.  
É assim até hoje com quase todos os comerciantes, empresários e franqueados, infelizmente.
Enquanto houver essa pressão, ou corrupção, as coisas não vão melhorar para ninguém por que uma ação gera uma reação, e não é positiva. Com esse tipo de corrupção quem paga somos nós, os consumidores, usuários e clientes que temos que pagar mais por algo que nem vale tanto. Quem não ganha salário alto muitas vezes deixa de consumir tal produto, ou não tem acesso a um certo serviço por causa do preço.
Espero que esse escandalo todo não acabe em pizza.    
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 13/04/2017
Reeditado em 13/04/2017
Código do texto: T5969617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.