A CASA E A RUA

É INTERESSANTE A REAÇÃO DAS PESSOAS EM FACE DA ROTINA E ATIVIDADES DE UM APOSENTADO, ESPECIALMENTE HOMEM. MESMO QUE O PENSAMENTO NÃO SEJA EXPLÍCITO, HÁ, CERTAS VEZES, O ENTENDIMENTO DE QUE “DEVERIAS FAZER ALGUMA COISA” HABITUALMENTE, TIPO IR À ACADEMIA, JANTAR FORA COM GRUPOS DE AMIGOS, JOGAR SINUCA, PASSEAR NO SHOPPING, VISITAR PARENTES OU JOGAR CARPETA NO BOTECO DA ESQUINA. É AQUELA VELHA IDEIA DE QUE, SE O HOMEM NÃO ESTÁ ESTUDANDO, VIAJANDO OU TRABALHANDO, TEM DE TER ATIVIDADES RUEIRAS, ALÉM DE PASSEAR COM OS CACHORRINHOS. A RAIZ É A NOÇÃO CLÁSSICA E ULTRAPASSADA DE QUE A MULHER É PARA O LAR E O HOMEM PARA QUALQUER COISA FORA DE CASA, DE PREFERÊNCIA PRODUTIVA. OS PRÓPRIOS HOMENS QUE SE APOSENTAM CARREGAM ESTE CONFLITO CULTURAL DENTRO DE SI. NÃO É O MEU CASO, QUE ME APOSENTEI VETERANO E ABSOLUTAMENTE CONSCIENTE DE QUE TUDO POSSO. DENTRO DO RAZOÁVEL. MAS SOU EU QUE PENSO ASSIM, NÃO TODO MUNDO. PASSAR O DIA INTEIRO LENDO, ASSISTINDO A FILMES E ESCREVENDO ATÉ TARDE DA MADRUGADA, BEBERICANDO UM TINTO, ÀS VEZES É TIDO POR EXOTISMO, QUANDO A PESSOA PODERIA FREQUENTAR UM ESTÁDIO DE FUTEBOL OU PASSEAR DE BICICLETA, ENFIM, “APROVEITAR MELHOR” O TEMPO. A QUESTÃO, AQUI, NÃO É APENAS SOBRE DIFERENÇAS INDIVIDUAIS OU DE “TIMING” DE VIDA, COLOCO TAMBÉM EM DISCUSSÃO O MODO COMO MUITAS PESSOAS VALORIZAM CERTAS ATIVIDADES E COMPORTAMENTOS. POR ISTO, OFEREÇO COMO FECHO, NA PARTE QUE ME TOCA, UM PEQUENO TRECHO DE E-MAIL QUE RECEBI DA CUNHADA, IRMÃ DA EX-MULHER E QUE RESIDE EM BRASÍLIA: “tu tens tido a sorte, o mérito, ou não sei o que ...de fazer a coisa certa: no teu cantinho, calado, madrugada adentro, te dedicas a alguma arte que te faz feliz e ainda presenteias e fazes sonhar tanta gente ... Muito bom!!!”.